top of page
Foto do escritorBaby Passinho

Conheça as principais características do Autismo


O que você precisa saber sobre o autismo é que é uma perturbação global do desenvolvimento, que normalmente é diagnosticado até os primeiros 3 anos de idade, que afeta a capacidade de socialização, comunicação e o comportamento da criança.



Quais as causas?


A causa ainda é desconhecida, mas, acredita-se que sua etiologia pode se dever a vários fatores, como condição genética, ambientais, metabólicas e neurológicas,que afetam o funcionamento normal do cérebro.




Os primeiros sintomas


Atente-se a:


.Falta ou atraso no desenvolvimento da fala;

. Repetições de palavras; . Maneirismo motores (exemplo: bater com a mão em algo, girar objetos); . Pouco ou nenhum contato visual; . Desinteresse em se relacionar com os outros; . Falta de espontaneidade; .Fixação por algum objeto.



Quais os sintomas causados pelo autismo?


Crianças com autismo tem uma forma única de processar e responder à informação. Em certos casos apresentam um grau de agressividade e autoagressividade.

. Insistir em rotinas ; . Repetir palavras ou frases; . Dificuldade em expressar necessidades verbalmente, usando gestos ou apontando; . Rir (e/ou chorar), sem motivo aparente; . Preferir ficar sozinho; . Fazer birras e ter baixa tolerância as frustrações; . Dificuldade em ter contato social; . Fazer pouco ou nenhum contato visual; . Sentir-se desconfortável com contato físico; . Não responder a métodos de ensino comum; . Brincar com brinquedos como se fossem objetos (exemplo, bate com um carro de brincar como se fosse um bloco de maneira e não como um veículo que se movimenta); . Concentrar-se em objetos que giram como um ventilador ou a hélice de um helicóptero de brinquedo; . Ser obsessivo a certos objetos; . Aparentar excesso de sensibilidade ou falta de sensibilidade à dor; . Não ter medo do perigo apesar dos riscos óbvios; . Excesso de atividade física ou extrema inatividade; . Motricidade global e fina prejudicadas; . Não responder a instruções verbais;



Há tratamento?


Não existe uma cura, mas, existe um tratamento adequado que se realizado no início da vida da criança, poderá ter um grande impacto positivo no desenvolvimento além de ajudar na redução global de comportamento e sintomas. Os sintomas podem ser diferentes para cada criança, sendo necessário um plano de tratamento planejado para cada criança.



FONTE: mãemequer




FONTE: mãemequer

1.026 visualizações0 comentário
bottom of page