
Os bebĂȘs menores de um ano podem ser estimulados desde os primeiros meses com atividades divertidas em casa, mesmo que eles ainda nĂŁo corram, pulem ou entendam regras de jogos. Ă importante brincar com a criança durante esse perĂodo, para que ela tenha os sentidos e o cĂ©rebro estimulados, ainda mais que seu desenvolvimento estĂĄ Ă todo vapor. Alguns estudiosos acreditam que isso terĂĄ um reflexo profundo em futuros aprendizados e capacidade de raciocĂnio.
Mas vocĂȘ deve estar se perguntando: O que fazer com esses bebĂȘs tĂŁo pequenos? Aqui vai a primeira dica, muito fĂĄcil e que os papais e mamĂŁes adoram fazer: converse e cante sempre para o seu filho. Conte a ele o que vocĂȘs estĂŁo fazendo, o que estĂŁo pensando ou atĂ©, cante as mĂșsicas que vocĂȘs gostam de ouvir.
Essa postura, indicada desde a saĂda da maternidade, nĂŁo sĂł o estimula, como tambĂ©m fortalece o vĂnculo entre vocĂȘs. AlĂ©m dessa, existem outras atividades que vocĂȘs podem colocar em prĂĄtica desde o inĂcio para se divertirem juntos. Separamos algumas brincadeiras para cada fase de desenvolvimento do bebĂȘ, confira!

0 a 3 meses: Ă© difĂcil imaginar o que fazer para brincar com um bebĂȘ tĂŁo pequeno! Mas com o passar do tempo, vocĂȘ percebe que nĂŁo precisa se preocupar com isso, pois nessa fase, menos Ă© mais! AtĂ© os 3 meses de vida, o bebĂȘ estĂĄ se acostumando ao mundo, gasta muita energia para mamar e passa grande parte do dia dormindo.
Para nĂŁo atrapalhar sua rotina e super-estimular o bebĂȘ, considere as prĂłprias atividades do dia a dia como verdadeiras brincadeiras, como o banho, a troca de fralda enquanto mamĂŁe faz caretas, um passeio para o banho de sol! Brinquedos como mĂłbiles coloridos tambĂ©m sĂŁo bacanas, uma vez que estimulam o desenvolvimento da visĂŁo.

4 a 6 meses: os bebĂȘs durante esse perĂodo estĂŁo com a visĂŁo e a audição um pouco mais desenvolvidas, assim como o tato tambĂ©m estĂĄ evoluindo. Para aproveitar esses trĂȘs sentidos, vocĂȘ pode apresentar ao pequeno um ginĂĄsio de atividades, que chamarĂĄ a atenção do bebĂȘ e o deixarĂĄ com vontade de se movimentar. As versĂ”es com peças que fazem barulho (ou tocam mĂșsica) ao encostar sĂŁo uma boa alternativa, pois estimulam ainda a audição. E nĂŁo precisa ser aquele modelo caro da marca famosa â hĂĄ mil ideias na internet de como fazer um ginĂĄsio do bebĂȘ em casa, com pedaços e madeira ou tubos de PVC, onde vocĂȘ pendura brinquedinhos dos mais comuns (veja uma sugestĂŁo na imagem acima).
Outra dica bacana é mostrar vårios brinquedos e oferecer um de cada vez, de modo que a criança precise trocar o que estiver segurando de mão, para pegar outra peça que lhe chame a atenção.
JĂĄ quase aos 6 meses, Ă© hora de trocar de posição: o pequeno jĂĄ consegue se apoiar e fazer a transferĂȘncia de peso nos pezinhos. Dessa forma, dĂĄ para segurĂĄ-lo em pĂ© e estimulĂĄ-lo a ficar nessa posição (para treinar o equilĂbrio) enquanto vocĂȘ o distrai com brinquedos e objetos.

7 a 9 meses: nessa fase uma das brincadeiras mais bacanas Ă© a de esconde-esconde. AlĂ©m de provocar boas risadas no pequeno, o jogo contribui para que ele aprenda que, quando vocĂȘ desaparece, vocĂȘ volta. AlĂ©m disso, vale saber que, durante essa fase, o que os pequenos mais gostam de ver sĂŁo rostos humanos. Uma ideia legal para aproveitar essa caracterĂstica Ă© fazer um painel com vĂĄrios rostos (especialmente de outros bebĂȘs) recortados e deixĂĄ-lo ao alcance dos olhos do pequeno.Ele provavelmente observarĂĄ tudo com bastante atenção!
Outro detalhe Ă© que entre o sexto e o oitavo mĂȘs o bebĂȘ jĂĄ deve conseguir sentar sozinho. Uma forma de estimulĂĄ-lo Ă© ajudando-o a se sentar por conta prĂłpria quando estiver deitado. Feito isso, vocĂȘs podem brincar de bola com as mĂŁos (jogando no chĂŁo um para o outro). Mais uma atividade legal durante essa fase Ă© oferecer brinquedos e objetos com experiĂȘncias sonoras interessantes, como colheres e garrafas plĂĄsticas que, em contato uma com a outra, produzem sons diferentes, e durante esse perĂodo o pequeno jĂĄ estarĂĄ louco para bater um brinquedo no outro, ou entĂŁo em cima da mesa e ver no que dĂĄ.

10 a 12 meses: aqui Ă© que a interação entre vocĂȘs começa pra valer! O pequeno jĂĄ acena com as mĂŁos, engatinha, balbucia palavras e atĂ© mesmo anda, segurando para se apoiar. Todas essas conquistas devem ser estimuladas! Para isso, faça movimentos com as mĂŁos para ele imitar.
JĂĄ para engatinhar e andar com apoio, coloque brinquedos que o bebĂȘ goste a uma certa distĂąncia e o incentive a pegĂĄ-los. Para que ele entenda a brincadeira, pode ser necessĂĄrio que vocĂȘ tenha que mostrar a ele como fazer.
E a partir dos 10 meses existe outra descoberta: a criança percebe que quando se olha no espelho a imagem refletida é dela mesma! Antes disso, pode ser que ela jå sorria para a imagem, pois a tratava como outra criança, mas é só agora que acontece a identificação. Então vale usar e abusar dos espelhos e deixar o pequeno aproveitar a novidade!
FONTE: Mil Dicas de MĂŁe