• Baby Passinho

Sorria, você está sendo observado!


O exemplo vem de casa! Com certeza você conhece essa expressão. E muitas vezes deve ter percebido que seu filho, em algum momento, repetiu alguma palavra ou atitude sua. Isso pode ter te assustado ou te emocionado.

A questão é que as ações dos pais são de suma importância para o desenvolvimento da criança. E dizer o que ele deve fazer, mas não demonstrar no dia a dia com o exemplo, não vai resolver muito.

Sim, os pais são observados e copiados a todo momento, mesmo sem notar. No entanto, o que exatamente podemos fazer para sermos exemplo de civilidade e educação? Um comportamento paciente e firme basta? Acompanhe alguma dicas para ver se você está no caminho certo!

1- Uma boa ação vale mais do que mil palavras

Quase inconscientemente, as crianças simplesmente repetem aquilo que você faz e não aquilo que você fala para que seja feito. Pense muito nisso antes de ter uma explosão de raiva com seu cônjuge, com um professor ou com uma pessoa que lhe atendeu mal estando na frente de seus filhos.

Exigir que seu filho mantenha suas coisas organizadas, enquanto as suas não estão muito arrumadas, geralmente, não resolve muito o problema. Pensei nisso com cuidado. Antes de exigir que ele faça algo, avalie se você também o faz!

2- Você é um ser humano também

Desde a primeira infância, os filhos se espelham nos pais. Já percebeu quando ele está brincando sozinho no quarto a maneira de falar com os bonecos e ursos de pelúcia? Sua filha já quis vestir suas roupas? Já viu seu filho fingindo se barbear com uma régua na frente do espelho?

Suas mínimas ações serão imitadas como padrão de aprendizagem: comer, caminhar, dobrar as roupas ou arrumar a cama. Sorria! Você está sendo observado o tempo todo por seus filhos, portanto demonstre suas emoções e fragilidades, nunca minta, mas mostre também que está se esforçando para buscar o equilíbrio e a melhor maneira de agir, por mais difícil que seja. Se magoar alguém, desculpe-se; se for questionado, responda; se errar, conserte o que puder.

3- Seja presente

Mesmo diante de tantos compromissos do dia a dia, para ser exemplo é preciso estar presente. É importante ter horas de lazer ao lado das crianças, incluir-se em suas atividades diárias, orientar presencialmente as tarefas da escola, estimular conversas rotineiras sobre o dia de cada membro da família e escutar a todos, independentemente da idade.

Sabemos que as atribulações são diversas, mas seu tempo com os filhos deve ser tão urgente e importante quanto qualquer outro compromisso na agenda.

12 visualizações

Insitucional

Sobre Nós

Nossa História

Missão, Visão e Valores

Estrutura

Níveis

Berçário

Infantil

Endereço

Av. Dr. Carlos de Moraes Barros, 726 

 Vila Campesina, Osasco

Telefone: 11 2359-5694

  • YouTube - White Circle

© 2020 produzido por Oreo Consultoria em Marketing

Aprovação Vigilância Sanitária CEVS:  353440 10 851 001302-0-6
Berçário- Registo do MEC 35-565556
Ed. Infantil – Registro do MEC 35-565568