• Baby Passinho

3 dicas para cultivar o hábito da leitura nos filhos



Conhecemos a real importância de cultivar o hábito da leitura para os filhos. Mas, como desenvolver isso neles diante de tantas outras possibilidades, como smartphone, televisão, entre outros? É importante conscientizar-se de que o exemplo é a melhor, e mais eficaz, maneira de ensinar às crianças. Os pais devem incentivar os filhos para que a leitura seja um hábito desde cedo – quanto antes, melhor! Entretanto, para que a leitura seja incorporada à rotina da criança, é importante que ela veja seus pais também interessados nos livros. “O que leva seu filho a ler é o exemplo”. (Ana Maria Machado)

Ler é adentrar num mundo novo, instigante, é dar asas à imaginação, é romper as fronteiras do tempo e do espaço. Desperta o senso crítico, amplia o repertório cultural, desenvolve a interpretação de texto, estimula a criatividade e auxilia na alfabetização. Não é preciso saber ler para desfrutar dos benefícios de um livro. Os bebês podem sentir a textura, observar as cores, imagens e a tonalidade de voz do leitor. Mesmo sem compreender as palavras, ouvir uma boa história pode ser muito agradável para eles.

Confira 3 dicas que despertarão nas crianças, o interesse em ler: 1. Dedique um momento para ler com seu filho

As crianças que ainda não sabem ler podem ser incentivadas a criarem suas próprias versões das histórias. Faça perguntas sobre o livro. Esse é uma ótima oportunidade também, para passar alguns momentos com ele. Com certeza, esse incentivo trará a ele, boas lembranças!

2. Torne o ambiente agradável para que a leitura possa acontecer

O espaço da leitura deve ser convidativo, silencioso e os livros acessíveis à criança. Você pode criar ambientes propícios, como um cantinho da sala com um tapete, algumas almofadas confortáveis e prateleiras recheadas de livros!

3. Crie uma rotina diária de leitura

Antes de dormir é um ótimo momento, acalma a criança e a prepara para o sono. Alguns livros, contam histórias apropriadas para ajudar seu pequeno na hora de dormir.

Confira alguns deles: O Coelhinho que queria dormir (Companhia das Letrinhas); Hora de dormir (Editora Girafinha); O lobinho está com medo de dormir (Editora Brinque-Book); Viviana - Rainha do pijama (Editora Salamandra); Quando o mundo se prepara para dormir (Ciranda Cultural).

Sem dúvidas, você não estará desperdiçando o tempo do seu filho ao ler um livro com, ou para ele!


16 visualizações0 comentário