March 26, 2020

Please reload

Posts Recentes

Certidão de nascimento online - Como e onde tirar?

February 18, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Dicas de brincadeiras para bebês menores de um ano 👶

April 11, 2018

 

Os bebês menores de um ano podem ser estimulados desde os primeiros meses com atividades divertidas em casa, mesmo que eles ainda não corram, pulem ou entendam regras de jogos. É importante brincar com a criança durante esse período, para que ela tenha os sentidos e o cérebro estimulados, ainda mais que seu desenvolvimento está à todo vapor. Alguns estudiosos acreditam que isso terá um reflexo profundo em futuros aprendizados e capacidade de raciocínio.

 

Mas você deve estar se perguntando: O que fazer com esses bebês tão pequenos? Aqui vai a primeira dica, muito fácil e que os papais e mamães adoram fazer: converse e cante sempre para o seu filho. Conte a ele o que vocês estão fazendo, o que estão pensando ou até, cante as músicas que vocês gostam de ouvir.

 

Essa postura, indicada desde a saída da maternidade, não só o estimula, como também fortalece o vínculo entre vocês. Além dessa, existem outras atividades que vocês podem colocar em prática desde o início para se divertirem juntos. Separamos algumas brincadeiras para cada fase de desenvolvimento do bebê, confira!

 

 

 

 

0 a 3 meses: é difícil imaginar o que fazer para brincar com um bebê tão pequeno! Mas com o passar do tempo, você percebe que não precisa se preocupar com isso, pois nessa fase, menos é mais! Até os 3 meses de vida, o bebê está se acostumando ao mundo, gasta muita energia para mamar e passa grande parte do dia dormindo.

 

Para não atrapalhar sua rotina e super-estimular o bebê, considere as próprias atividades do dia a dia como verdadeiras brincadeiras, como o banho, a troca de fralda enquanto mamãe faz caretas, um passeio para o banho de sol! Brinquedos como móbiles coloridos também são bacanas, uma vez que estimulam o desenvolvimento da visão.

 

 

 

 

4 a 6 meses: os bebês durante esse período estão com a visão e a audição um pouco mais desenvolvidas, assim como o tato também está evoluindo. Para aproveitar esses três sentidos, você pode apresentar ao pequeno um ginásio de atividades, que chamará a atenção do bebê e o deixará com vontade de se movimentar. As versões com peças que fazem barulho (ou tocam música) ao encostar são uma boa alternativa, pois estimulam ainda a audição. E não precisa ser aquele modelo caro da marca famosa – há mil ideias na internet de como fazer um ginásio do bebê em casa, com pedaços e madeira ou tubos de PVC, onde você pendura brinquedinhos dos mais comuns (veja uma sugestão na imagem acima).

 

Outra dica bacana é mostrar vários brinquedos e oferecer um de cada vez, de modo que a criança precise trocar o que estiver segurando de mão, para pegar outra peça que lhe chame a atenção.

 

Já quase aos 6 meses, é hora de trocar de posição: o pequeno já consegue se apoiar e fazer a transferência de peso nos pezinhos. Dessa forma, dá para segurá-lo em pé e estimulá-lo a ficar nessa posição (para treinar o equilíbrio) enquanto você o distrai com brinquedos e objetos.

 

 

 

 

7 a 9 meses: nessa fase uma das brincadeiras mais bacanas é a de esconde-esconde. Além de provocar boas risadas no pequeno, o jogo contribui para que ele aprenda que, quando você desaparece, você volta. Além disso, vale saber que, durante essa fase, o que os pequenos mais gostam de ver são rostos humanos. Uma ideia legal para aproveitar essa característica é fazer um painel com vários rostos (especialmente de outros bebês) recortados e deixá-lo ao alcance dos olhos do pequeno.Ele provavelmente observará tudo com bastante atenção!

 

Outro detalhe é que entre o sexto e o oitavo mês o bebê já deve conseguir sentar sozinho. Uma forma de estimulá-lo é ajudando-o a se sentar por conta própria quando estiver deitado. Feito isso, vocês podem brincar de bola com as mãos (jogando no chão um para o outro). Mais uma atividade legal durante essa fase é oferecer brinquedos e objetos com experiências sonoras interessantes, como colheres e garrafas plásticas que, em contato uma com a outra, produzem sons diferentes, e durante esse período o pequeno já estará louco para bater um brinquedo no outro, ou então em cima da mesa e ver no que dá.

 

 

 

10 a 12 meses: aqui é que a interação entre vocês começa pra valer! O pequeno já acena com as mãos, engatinha, balbucia palavras e até mesmo anda, segurando para se apoiar. Todas essas conquistas devem ser estimuladas! Para isso, faça movimentos com as mãos para ele imitar. 

 

Já para engatinhar e andar com apoio, coloque brinquedos que o bebê goste a uma certa distância e o incentive a pegá-los. Para que ele entenda a brincadeira, pode ser necessário que você tenha que mostrar a ele como fazer.

 

E a partir dos 10 meses existe outra descoberta: a criança percebe que quando se olha no espelho a imagem refletida é dela mesma! Antes disso, pode ser que ela já sorria para a imagem, pois a tratava como outra criança, mas é só agora que acontece a identificação. Então vale usar e abusar dos espelhos e deixar o pequeno aproveitar a novidade!

 

 

FONTE: Mil Dicas de Mãe

 

 

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags