November 4, 2019

October 31, 2019

October 29, 2019

October 23, 2019

Please reload

Posts Recentes

Brincar ao ar livre só faz bem

October 16, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Como diminuir os desconfortos causados pela vacina

May 3, 2018

 

A vacinação é o método mais eficaz de prevenir o surgimento de doenças que atacam diferentes órgãos e sistemas, principalmente para os primeiros 5 anos de vida, momento em que a criança não possui imunidade o suficiente. Porém, sabemos que é um momento muito difícil para elas, à tensão e o medo da "injeção" torna o momento desconfortável para todos.

Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar nesse momento, para que seja menos traumático para o seu pequeno - e para você também!



PREPAROS PARA A VACINAÇÃO

Procure saber qual será a vacina que o seu filho irá tomar e quais os efeitos colaterais dela. E não tenha medo de tirar suas dúvidas com o Médico, caso seja necessário.

* Leve os registro de vacinação do seu pequeno, para que não corra o risco de repetir a dose.

* Para o pequeno se distrair, deixe-o levar um brinquedo de sua preferência, ou algum objeto que o faça se sentir em casa.

* Para a criança mais crescidinha, seja sincero, explique que pode doer um pouquinho, mas, que passa logo. E o mais importante, é para o seu próprio bem.

* Se possível, peça para que alguém da família, e que seu pequeno goste muito, te acompanhe nesse momento para ajudar a acalmar a criança.

* Não conte histórias sobre experiências ruins que você ou alguém teve durante a vacinação, pois irá assustá-lo. Esse momento, que antecede a vacina, é sempre bom falar de coisas boas.

 



NO MOMENTO DA VACINAÇÃO

O momento ideal para fazer as perguntas é esse. Especialmente sobre os cuidados que se devem ter pós a vacina.
Alguns casos, recomenda-se medicar a criança com analgésico, mas informe-se na quantidade correta para não cometer exageros.

Por isso, que é bom obter informações suficientes e necessárias.


* Para que seu pequeno se distraia durante este momento, você pode cantar uma música da preferência dele, iniciar uma conversa divertida, ou mostrar algum vídeo que ele goste.

* Faça contato visual e sorria para o seu pequeno, assim ele irá se sentir apoiado e que tudo ficará bem.

* No caso de ser uma criança pequena, conte histórias ou interaja com um brinquedo que ele goste muito.

* No caso de crianças maiores, ensine-a a respirar com calma, pois assim os músculos relaxam e a dor será menos aguda.

* Se a criança chorar, apenas console com palavras de conforto, dizendo que tudo ficará bem.

* O momento fundamental é o pós vacinação. Ao dar comida, dê afeto e ajude para que a experiência seja mais agradável para outras ocasiões.


NO PÓS-VACINA

Existem casos onde a criança pode ter reações físicas desagradáveis, como dor no local, pequenas alergias na pele e febre.

Mesmo podendo ser normais essas reações, aqui vão algumas dicas para que você possa identificá-las e minimizá-las o quanto for possível.

* É importante se atentar às recomendações que você recebe no consultório. Em especial as condições da vacina e informações técnicas que lhe indique os efeitos colaterais esperados.

* Para diminuir um pouco o enrijecimento da pele, inflamação e dor, faça compressa fria no local.

* Em caso de febre, dê um banho de morno pra frio. Se seu médico permitir, dê um analgésico indicado para a sua idade.

* Mantenha o seu pequeno hidratado. Lembrando que o apetite da criança pode diminuir durante as 24h após a vacina, o que é muito normal.

* Atente-se à situação que seu filho ficará após a vacina. Pois, assim, você saberá se existe algum sintoma ou condição derivada da vacina que requer ajuda de um profissional da saúde.



O importante é mantê-los prevenidos e conscientizá-los que a vacina tem sua importância para a saúde.</