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Receitinhas para aquecer e ajudar na imunidade do seu pequeno

June 15, 2018

 

Se as baixas temperaturas e o tempo seco são prejudiciais para a saúde dos adultos, imagina para os pequenos. Essa época de frio é mais complicada, pois é quando ficamos mais suscetíveis a pegar um resfriado, gripe, bronquite, sinusite, etc. 

Por isso, devemos tomar algumas precauções para evitar tais enfermidades, como: lavar sempre as mãos, umidificar o ar, certificar que o seu pequeno está se hidratando e consumindo alimentos ricos em nutrientes, são alguns dos cuidados.

Para que o seu pequeno se fortaleça para essas baixas temperaturas, trouxemos 3 receitinhas de sopas e caldo que ajudam no fortalecimento da imunidade.


 

 (Martinturzak/Thinkstock/Getty Images)

 


1 - CALDINHO DE FEIJÃO

Recomendado a partir de 12 meses

Ingredientes:

– 2 xícaras de chá de feijão preto
– 2 folhas de louro
– 1 xícara de chá de cebola picada
– 1 dente de alho amassado ou picado
– 2 tomates sem sementes cortados em cubinhos
– 1 colher de sopa de salsinha
– 1 colher de sopa de óleo de girassol
– 2 litros de água


Modo de Preparo:

Em um refratário, coloque o feijão e cubra-o água. Reserve por 1 hora e escorra a água. Em uma panela de pressão acrescente o feijão, as folhas de louro e a água. Cozinhe por 20 minutos contando a partir do início da pressão. Retire a panela do fogo e aguarde sair todo o vapor. Verifique se os grãos estão todos cozidos e se necessário cozinhe por mais 5 minutos sem pressão.

 

Descarte as folhas de louro. Deixe esfriar e depois bata no liquidificador até ficar um caldo homogêneo. Em uma panela refogue o alho e a cebola no óleo de girassol até dourar. Acrescente o tomate e a salsinha e refogue até murchar. Junte o feijão cozido e deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos.



Benefícios do feijão: ele é rico em zinco, um mineral responsável pela defesa do organismo, combate resfriados, gripes e outras doenças.



*Por Gislaine Donelli, nutricionista do Empório da Papinha.

 

(TeresaKasprzycka/Thinkstock/Getty Images)



2 - MACARRÃO ESTRELINHA COM ESPINAFRE E TOMATE CEREJA

Recomendada a partir de 12 meses

Ingredientes:

– 2 xícaras de macarrão estrelinha
– ½ maço de espinafre
– 2 xícaras de tomate cereja
– 1 xícara de chá de cebola picada
– 2 dentes de alho amassados
– 1 colher de sopa de óleo de girassol


Modo de Preparo:

Lave bem o espinafre em água corrente e deixe de molho em um produto indicado para desinfecção por 10 minutos. Depois escorra a água e lave novamente. Piquei as folhas em pedacinho e reserve. Faça o mesmo com os tomates. Em uma panela coloque a água para ferver com uma pitada de sal e depois adicione o macarrão.



Em uma frigideira adicione o óleo, a cebola, os tomates e alho para refogar. Depois de dourados acrescente os espinafres e deixe cozinhar até murchar. Enquanto cozinha, escorra o macarrão e jogue na frigideira. Mexa bem até misturar todos os ingredientes.



Benefícios do espinafre: ele é rico em ácido fólico e vitamina B9, que auxiliam na formação dos glóbulos brancos, principais mecanismos de defesa do nosso corpo.



*Por Gislaine Donelli, nutricionista do Empório da Papinha.

 

 (Pequeno Gourmet/Divulgação)



3 - SOPA DE ABÓBORA JAPONESA COM COUVE

Recomendada a partir de 8 meses


Ingredientes:

– 3 xícaras de abóbora japonesa picada
– 1 xícara de cenoura picada
– 1 xícara de cebola picada
– 1 xícara de alho-poró picado
– 1/2 xícara de salsão picado
– 1/2 xícara de pimentão vermelho picado
– 2 dentes de alho espremidos
– 3 folhas de couve bem picadinha
– Talinhos de tomilho
– 1 colher de sobremesa de azeite de oliva
– 1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
– 1 litro de água fervente
– Sal e pimenta a gosto


Modo de preparo:

Aqueça o azeite com a manteiga em uma panela grande. Acrescente a cebola, o salsão e o pimentão e refogue por três minutinhos. Junte o alho-poró e o alho espremido e deixe dourar. Adicione as folhinhas do tomilho, a cenoura e a abóbora. Mexa por dois minutos. Coloque a água fervente, abaixe o fogo e cozinhe por vinte e cinco minutos.



Desligue o fogo. Espere amornar um pouco e bata a sopa no liquidificador ou com um mixer. Retorne à panela e acrescente a couve picadinha. Tempere com sal e pimenta a gosto. E se necessário aqueça mais um pouquinho!



Dica: Se for servir para bebês, separe alguns pedacinhos de legumes antes de bater para dar textura e deixe para temperar com sal e pimenta somente as porções dos adultos.



Benefícios da couve: ela é rica em cálcio (que é essencial para os ossos e dentes), vitamina A (bom para a visão), fibras (que auxiliam no funcionamento intestinal e no controle dos níveis de colesterol) e vitamina C – poderoso antioxidante que ajuda no sistema imunológico.



*Por Fernanda Sacolletto, nutricionista e consultora do Pequeno Gourmet.




FONTE: Bebe.com.br

 

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