November 4, 2019

October 31, 2019

October 29, 2019

October 23, 2019

Please reload

Posts Recentes

Brincar ao ar livre só faz bem

October 16, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Agosto Dourado - Mês do aleitamento materno

August 2, 2018

 (Foto: Breastfeedinasian/ Blog: Start4life)

 

 

Agosto dourado é o mês do aleitamento materno, que foi instituído pelo Congresso Nacional Brasileiro, por meio da lei Nº13.435.

A cor dourada se refere ao leite materno que faz alusão a definição da OMS (Organização Mundial da Saúde): Alimento de Ouro para a saúde dos bebês. 🤱💛

O mês de agosto passou a ser um mês dedicado a informar e debater a importância de amamentar os bebês.

O aleitamento materno é preconizado pela OMS, até os 2 anos de idade, sendo que até os 6 meses de vida, a amamentação deve ser exclusiva, sem oferta de água. Pois, por ele ser rico em vitaminas, ele fortalece o sistema imunológico do bebê, protegendo-o de infecções respiratórias e intestinais.

O aleitamento também traz benefícios para a mamãe, como a prevenção de hemorragia e consequente anemia materna, pois a sucção do bebê auxilia na contração uterina, o que também ajuda na diminuição do tamanho do abdômen da mãe.



Não existe leite fraco!


Algumas mulheres pensam em ter leite fraco, pois notam que nos primeiros dias pós o parto, sai de seu peito um liquido mais ralo e claro. Mas, isso não é verdade! Esse líquido chama-se Colostro e ele é importantíssimo para o bebê, porque é nele que contém inúmeros anticorpos que vem da mãe para o bebê, ajudando em sua proteção contra diversas doenças.

Por muitas vezes os bebê chora, não porque o leite é fraco, mas porque a sua digestão é rápida, e é por isso, que é recomendado acordar o bebê cada 3 horas para amamentá-lo.

É muito importante o apoio da família com a mãe para a amamentação. Ajudá-la em seus cuidados diários com o bebê para que ela possa ter mais tempo para descansar, para uma alimentação saudável, para hidratação, isso, consequentemente irá contribuir na produção de leite.

Também é comum muitas mulheres sentirem dores nas mamas, por conta de rachaduras (fissuras). A dica para preveni-las, é necessário passar o próprio leite na mama, isso antes e após o aleitamento.

A causa dessas rachaduras se dá por conta do jeito que o bebê abocanha a mama, o correto é: sua boquinha deve envolver e abocanhar a aréola do peito, aquela parte redonda e mais escura, localizada ao redor do bico do seio.

E lembre-se que o bebê deve ser colocado para arrotar sempre após as mamadas e, no caso dele ficar deitado, deve ser posicionado de lado, pois, se caso ele vomitar, não haverá risco de sufocamento.

O aleitamento é um momento mágico entre a mamãe e o bebê, pois existe troca de olhares e carinho, criando um vínculo afetivo entre ambos.

 

 

FONTE: Minha Vida