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Os 7 legumes e verduras indispensáveis para a alimentação do seu filho 🥦🥕

November 14, 2018


Uma alimentação saudável garante benefícios para a saúde dos pequenos. Por isso, você deve criar para o seu filho, o hábito de comer frutas, verduras e legumes desde cedo. Acompanhe algumas dicas que separamos para você!


APRESENTE OS ALIMENTOS

Algumas crianças, podem ter mais dificuldades para gostar de certos tipos de alimentos, e para ajudar neste caso, o bom seria você fazer uma apresentação dos sabores, de convencimento para as primeiras experimentações e de reforçar a comer outras vezes, preparando o alimento de diferentes maneiras.


DÊ O EXEMPLO

Para garantir uma boa alimentação para o seu pequeno, todos de casa devem dar o exemplo, pois a criança vai acabar querendo o que ela vê os outros comendo. Mantenha uma alimentação variada, nutritiva e balanceada.


CRIE BRINCADEIRAS

Você também pode fazer uma apresentação destes alimentos de formas divertidas, e ainda pode contar histórias de formas lúdicas para que o seu filho possa ficar entretido nas refeições. Você verá que os seus esforços valerão a pena!


Veja dicas de 7 legumes e verduras importantes que não podem faltar na alimentação do seu pequeno.


Cenoura - É rica em vitamina A, betacaroteno, luteína e zeaxantina, cálcio e potássio, a cenoura é conhecida pelos benefícios que oferece para a saúde dos olhos – reduzindo doenças oculares como catarata.

Além disso, o vegetal reduz o risco de problemas cardiovasculares. Você pode cortar as cenouras em forma de palitinhos compridos para que o seu filho se delicie.


Beterraba - É rica em vitaminas A e K, B1, B2, B5, B6, B9, C e E, cálcio, potássio, ferro, cobre, manganês e magnésio. A beterraba contém propriedades antioxidantes, por isso, previne câncer de pele, fígado e pulmão e doenças cardiovasculares.

Ela também preserva a saúde dos olhos e reforça o sistema imunológico dos pequenos. Por ela possuir uma cor forte e tingir os alimentos misturados, as crianças podem ser entretidas por este artifício.


Alface - boa fonte de vitamina A, K, folato, ferro, fósforo, potássio, manganês e carotenóides, o alface previne infecções, doenças oculares e câncer. Além disso, auxilia nos processos digestivos.

Você pode aproveitar para chamar o seu filho para ajudar a preparar uma salada com você, enquanto explica os benefícios que ela traz.


Brócolis - Boa fonte de ferro, fibras, cálcio, vitaminas A, C e K, o vegetal ajuda a prevenir o câncer e as doenças relacionadas com envelhecimento – como degeneração macular dos olhos. Este alimento oferece muitos benefícios para a criança, pode ser consumido cru ou cozido.

Você pode criar um prato lúdico na hora da refeição, fazendo com que os pedaços do brócolis pareçam pequenas árvores.


Couve-flor - boa fonte de vitamina C, manganês, vitaminas B5, B6, folato (B9) e vitamina K. A couve-flor contém substâncias antioxidantes – por isso, seu consumo diminui o risco de doenças cardíacas e câncer – como o de pulmão, mama, ovário, rim e próstata.


O alimento também protege o organismo de infecções – muito comuns na infância – e controla o diabete. Você pode contar uma história lúdica, associando os pedaços de couve-flor a flores.


Abóbora - É rica em betacaroteno, vitamina C, E, B, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Suas sementes são boas fontes de zinco, ferro e gordas insaturadas – que fazem bem ao coração.


O consumo de abóbora reduz câncer, derrames, doenças cardiovasculares e problemas oculares. Por isso, vale a pena incluí-la nas refeições do seu filho.


Espinafre - É rico em vitamina K, vitamina A, vitamina C, vitamina B2, vitamina B6, magnésio, manganês, folato, ferro, potássio, fósforo, zinco, niacina, selênio e vitamina E. O vegetal oferece muitos benefícios para a saúde, como a prevenção de câncer e de doenças cardiovasculares.

Você pode contar a história do Popeye. O seu pequeno pode adorar conhecer o personagem que ficava forte e cheio de energia por comer espinafre!


 

Crie hábitos saudáveis, para ter um filho saudável!


FONTE: Mil Dicas de Mae

 

 

 

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