November 4, 2019

October 31, 2019

October 29, 2019

October 23, 2019

Please reload

Posts Recentes

Brincar ao ar livre só faz bem

October 16, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

4 benefícios que o Período Integral proporciona às crianças

February 13, 2019

 

 

 

Em geral, o Período Integral é considerado um avanço na educação e já funciona como modelo de ensino em países desenvolvidos como EUA, Japão, Irlanda e Finlândia. A qualidade de ensino é comprovada por meio de testes e avaliações locais ou globais, como o PISA. Ao considerar que a educação é a base de toda uma sociedade, os índices mais elevados de qualificação profissional, segurança e saúde econômica desses países também são indicativos positivos que nos levam a se inspirar no caminho.

 

Manter o filho em um período estendido na escola, não se trata mais de luxo, mas sim, de uma real necessidade. Diante de diversas atividades promovidas pelas escolas, as crianças são estimuladas em suas potencialidades com um adequado acompanhamento pedagógico. O Período Integral é uma oportunidade de crescimento para o aluno, desenvolvendo-o intelectual e socialmente. Além de possibilitar o despertar para diferentes áreas. 

 

Separamos 4 benefícios que o Período Integral proporciona às crianças, confira!

 

 

 

1 -       Melhor rendimento escolar

 

A organização da rotina traz inúmeros benefícios para o aumento do rendimento em geral. Isso porque, os horários pré-determinados e a presença dos educadores em tempo real proporciona ao aluno uma disciplina maior.

 

É possível notar os avanços no desenvolvimento e na performance geral das crianças em diversas áreas. Além das matérias tradicionais, eles recebem atividades extracurriculares que envolvem esportes, artes, culinária, entre outras, que integram educação e lazer.

 

 

 

2 -       Identidade e autonomia

 

Uma das consequências em administrar o tempo com diversas demandas é obter autonomia. Mesmo sendo crianças, e aparentemente não conseguirem desenvolver seu lado autossuficiente, quando trabalhadas de forma positiva por meio das brincadeiras, as crianças alcançam a autonomia, consequentemente.

 

A própria formação da identidade recebe influências do período passado na escola, já que nessa fase de formação, o ambiente e as pessoas com quem as crianças convivem irão ditar boa parte de sua percepção de mundo e motivações pessoais.

 

 

 

3 -                Melhora a convivência familiar 

 

Uma outra grande vantagem do Período Integral é a possibilidade de ter ‘qualidade’ no tempo com seus familiares. Como as crianças passam a maior parte do dia na escola, conseguem se dedicar mais ao ambiente familiar.

 

 

 

 

4 -             Contribui na criação da identidade e autonomia

Por beneficiar o convívio social, o Período Integral contribui para a construção da identidade e da autonomia das crianças. Lembre-se que por mais que a família seja o primeiro canal de socialização dos pequenos, a escola vem logo em seguida.

O contato com outros colegas desde cedo ajuda a estimular o autoconhecimento, começando pelo nome, pelas características físicas e pelos modos de pensar e agir. Adquirir o autoconhecimento e construir uma identidade significa entender os próprios desejos e gostos, além de certas habilidades.

 

 

Fonte: Novos Alunos/ Canal do Aluno