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Alimentação saudável na Infância, um bem necessário.

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Buscar uma alimentação saudável é bom para todos, mas principalmente para as crianças. Porque elas estão em fase de crescimento e queremos que elas cresçam saudáveis, sem que haja problemas como: colesterol, diabetes e sobrepeso. É preciso ter cuidado redobrado, pois a oferta de guloseimas é grande.
Mas, sabemos que não será uma tarefa muito fácil já que nem todos os alimentos agradam o paladar dos pequenos e quanto maiores, mais seletivos eles ficam. Para essa mudança de hábito, tem dois fatores importantes:

1º - Os hábitos saudáveis têm que ser para todos de casa. Não tem como você oferecer cenouras, beterraba, mandioquinha para o seu filho e, os adultos comerem batata frita, não é mesmo? Por isso é fundamental o exemplo dos pais.

2º - Os Pais não podem desistir. Insistam na oferta desses alimentos saudáveis (frutas, legumes e verduras).
Quanto mais cedo você introduzir esses hábitos no seu pequeno, maiores chances de ter sucesso.


Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é consumir por dia cinco porções de frutas, hortaliças e legumes. Há muitas doenças que podem ser evitadas com boa alimentação! A obesidade infantil afeta 41 milhões de crianças menores de 5 anos no planeta. “Entram na lista colesterol alto, hipertensão, diabetes, sem falar no impacto na autoestima e na qualidade de vida,” afirma a nutricionista especialista em saúde infantil, Mariana Del Bosco.


Desde as primeiras papinhas, o bebê não está somente nutrindo o corpo, mas também seu desejo por descobrir novos sabores, aromas, texturas. A introdução alimentar é feita aos poucos para que se perceba o sabor de cada alimento separadamente. Com o tempo, a criança vai ampliando o leque de alimentos oferecidos. As refeições devem acontecer a cada três horas para que o organismo tenha tempo de absorver a maior parte das vitaminas e nutrientes de cada refeição.


Como ter bons hábitos alimentares se há, em todos os lados, shoppings, outdoors que exibem alimentos do tipo “fast food”, com forte apelo entre as crianças? As prateleiras de supermercados estão repletas de guloseimas, snacks, alimentos processados. Esse é um grande desafio que os pais têm de enfrentar. O “equilíbrio” é o melhor caminho, dizem os especialistas. Ou seja, o ideal é comer um pouco de tudo, mas com parcimônia.


Saiba algumas dicas para uma alimentação balanceada para crianças:


Frutas com cascas:
Na casca se concentra boa parte das vitaminas e nutrientes da fruta. Por isso, sempre que possível, é importante não retirá-la. Ela pode ser higienizada com detergente neutro, ou colocada num recipiente com água e hipoclorito de sódio, e depois lavada intensamente.


Sucos naturais e água:
Dê preferência para oferecer sempre água. Após as refeições, os sucos cítricos ajudam na absorção de vitaminas. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os sucos naturais devem ser evitados. Entretanto, se forem administrados, que sejam dados no copo, de preferência após as refeições principais – e não em substituição a elas – em dose máxima de 100 ml/dia, com a finalidade de melhorar a absorção do ferro. Suco natural não substitui a fruta, pois se perde parte das fibras e dos nutrientes.


Doces e outras guloseimas:
Podem ser consumidos com equilíbrio. Em excesso causam prejuízos à saúde. Crianças com peso adequado podem ingeri-los em pequenas quantidades, no máximo três vezes na semana.


Prato Colorido:
Fazer um prato colorido pode ser lúdico, divertido, desperta o apetite e ainda garante maior valor nutricional aos pratos dos pequenos.


Alimentos duros: 
Comidas mais consistentes, como pedaços de cenoura, tomate, pepino, entre outros, auxiliam no fortalecimento da musculatura bucal e também estimulam a mastigação.

 

 

 

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