March 26, 2020

Please reload

Posts Recentes

Certidão de nascimento online - Como e onde tirar?

February 18, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Sintomas e sinais do câncer infantil

February 4, 2020

 

Segundo dados do INCA - Instituto Nacional do Câncer, a cada ano, cerca de 12 mil novos casos de câncer infantil são diagnosticados no Brasil. A maioria envolve crianças de quatro a cinco anos de idade. Sim, esta é uma triste realidade.

A boa notícia é que, apesar de ser uma doença grave, o avanço da medicina tem trazido um panorama mais positivo. Cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

É preciso ter atenção em alguns sintomas considerados sinais de alerta. Conheça algumas formas de apresentação dos tumores da infância, segundo o INCA:


1- Palidez, hematomas ou sangramentos, dor óssea;

2- Caroços ou inchaços - especialmente se inodolores e sem febre ou outros sinais de infecção;

3- Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna;

4- Alterações oculares - pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos;

5- Inchaço abdominal;

6- Dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias);

7- Dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção.


 

Ainda segundo o INCA, os sintomas do câncer podem ser parecidos com doenças comuns entre as crianças e, é por esse motivo, que as consultas periódicas com o profissional de Pediatria são importantes. Pois ele consegue identificar algum sinal do câncer e investigar com mais propriedade.

Vale também ressaltar que as crianças não costumam inventar dores, e que os pais e responsáveis precisam estar atentos às reclamações dos pequenos e levá-lo à uma avaliação, caso haja alguma anormalidade.

Infelizmente, até o momento, não existem evidências científicas que comprovem os motivos pelo qual a doença se manifesta em crianças e adolescentes. Mas acreditamos que, com o avanço da tecnologia, essa realidade será mudada e teremos maneiras de proteger nossos pequenos!

 


Fonte: INCA - Instituto Nacional do Câncer
https://www.inca.gov.br/noticias/ministerio-da-saude-alerta-responsaveis-e-profissionais-de-saude-para-o-cancer-em-criancas

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-infantojuvenil

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags