top of page
  • Foto do escritorBaby Passinho

As vantagens de se ter um animal de estimação


Hoje, dia 4 de outubro, é comemorado o Dia Mundial dos Animais. A escolha da data ocorreu em 1931 durante uma Convenção de Ecologia que aconteceu na cidade de Florença, na Itália. Durante essa convenção, escolheu-se uma data para que pudesse promover os princípios da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, passando a ser celebrada no dia 4 de outubro. Essa data é muito importante para nos levar a reflexão sobre a real importância da preservação e do amor para com os animais de todas as espécies.


Os animais e a sua importância no desenvolvimento da criança

As crianças adoram os animais e são loucas para ter um de estimação. Às vezes, os pais relutam para ter esse tão desejado animalzinho de estimação, o que se deve também a correria do dia a dia. Mas talvez, com essa leitura, você possa enxergar os benefícios em ter essa companhia para os seus pequenos.

Os animais de estimação contribuem no desenvolvimento das crianças. Uma amizade que pode aprimorar o desenvolvimento emocional, cognitivo, físico e social. Além disso, as crianças que tem o convívio com esses animais ajudam a elevar a sua autoestima e o senso de responsabilidade. Os pais podem passar as pequenas tarefas, como, tocar a caixinha de areia, para os pequenos realizarem. E são nessas simples tarefas que vão ensinando sobre responsabilidade e afeto.

Dependendo da idade que a criança possui, ela pode ter um interesse maior por certa espécie ou raça específica. Você também pode incentivar o seu filho a praticar leituras que falam sobre o seu animalzinho preferido ou ele pode participar das aulas de obediência com um dos pais e o animalzinho de estimação, um processo que o ajudará em seu desenvolvimento cognitivo e no desejo de aprender. Seu filho também pode ir junto com vocês a uma consulta no veterinário, onde ele mesmo poderá participar, fazendo algumas perguntas sobre os cuidados adequados e a saúde do seu animalzinho. Já os benefícios físicos serão de ambas as partes. Porque tanto o animalzinho como a criança, estimulará um ao outro na parte na prática e na rotina de atividade física e consequente desenvolvimento de habilidades motoras, deixando para trás o sedentarismo. Quando se fala do campo social, os animaizinhos são os facilitadores. As crianças ficam mais propensas em se aproximarem e a interagirem com outra criança que está acompanhada do animalzinho. E o mais belo e puro disso tudo, é que os animaizinhos gostam da gente como somos. Sendo mais uma das inúmeras vantagens de se tê-lo.


Adote um animalzinho de estimação

- Antes de adotar um bichinho, faça uma avaliação não apenas da preferência do seu pequeno, mas também sobre a rotina e as possibilidades da família para que a atitude seja realmente legal para todos.

- Vários abrigos promovem Feira de Adoção de cães e gatos e precisam continuamente dessa ajuda, trabalho voluntário e doações para continuarem cuidando dos animaizinhos abandonados.

- Lembre-se que os animaizinhos de estimação, embora sejam fofinhos e dóceis, eles não são brinquedos. Eles têm vida e merecem serem bem tratados, com respeito, cuidado e atenção por toda a vida. Por isso, tenha certeza se é isso que vocês querem, reflitam bem antes de qualquer decisão.



Agora que você conhece os benefícios, é só fazer a sua escolha e aproveitar o novo membro da família.


Fonte: Globo.com (Época)

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page