top of page
  • Foto do escritorBaby Passinho

Brincar ao ar livre só faz bem


É certo que as coisas mudaram nos tempos de hoje, as brincadeiras se limitaram aos joguinhos nos smartphones, videogames, televisão, entre outros. A falta de segurança nas ruas foi um desses fatores que fez com que as crianças passassem mais tempo da sua vida em locais fechados. Mas depende de nós para que as crianças possam aproveitar as coisas que beneficiem o seu desenvolvimento e possam controlar as possíveis consequências das mudanças negativas.

As crianças e os bebês deveriam ter mais contato com a rua e a natureza, pois assim, elas aprenderão a interagir com o meio em que vivem desde cedo. Quando os pequenos brincam ao ar livre eles não precisam necessariamente estarem sozinhos, uma vez que é muito melhor brincar em a família. Os benefícios de brincar ao ar livre são muitos. Confira!

👣 - Prática de exercícios: O brincar também conta como prática de exercício, o que além da diversão, ajudará na saúde do seu pequeno e prevenirá a obesidade infantil, uma doença que está cada vez mais presente por conta da falta do brincar. Jogar bola, patinar, correr, são algumas das várias opções de brincadeiras para os pequenos.


👣 - Exercita a criatividade: Os jogos ao ar livre potencializam a energia das crianças e potencializa a criatividade. O fator surpresa é determinante nas brincadeiras de rua porque não se pode controlar tudo ao redor. Fator esse, que beneficia a imaginação e o desenvolvimento da criatividade, muito mais do que o brincar dentro de casa.

👣 - Adquirindo Autonomia: Os pequenos não apenas tornam-se criativos ao brincar na rua, como também, tornam-se autônomas e independentes. Isso faz com que pais superprotetores pensem melhores e vejam essas brincadeiras como ferramentas fundamentais que ajudarão as crianças a enfrentarem os seus problemas e a encontrarem soluções.

👣 - Relações Sociais: Existe uma necessidade de favorecer as relações sociais entre as crianças. Se você tem filho único, ou se ele é solitário, ou tímido, pode encontrar um bom estímulo para desenvolver as suas habilidades sociais nessas brincadeiras ao ar livre, se elas forem apresentadas como uma rotina habitual.

👣 - União Familiar: Brincar ao ar livre é uma das melhores formas de união familiar. E vocês terão momentos inesquecíveis compartilhados. A melhor coisa que você pode fazer para o seu pequeno é dedicar tempo e atenção de qualidade.




Dica para quem mora em cidade grande: Você pode aproveitar e levar o seu pequeno para passear em parques e áreas verdes. Também podem brincar no quintal e em área comum dos prédios. E quando tiver uma oportunidade, incentive o pequeno a pisar na grama, terra e areia. É importante que a criança perceba a diferença de toques em diferentes superfícies.


Pronto! Agora é só aproveitar e brincar com o seu pequeno. Aproveite bem esses momentos, pois o tempo passa rápido e logo eles estarão grandes.



Fonte: guiainfantil e leiturinha


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page