top of page
  • Foto do escritorBaby Passinho

Como ajudar seu filho a lidar com suas emoções



Como ajudar os filhos com suas emoções através da comunicação? Sabemos que essa tarefa não é fácil nem para os adultos, quanto mais para os pequenos. Para John Gottman, pesquisador e clínico psicológico americano, existem três tipos de pais que merecem reflexão. 1. Pais simplistas: não dão importância, ignoram ou banalizam as emoções negativas; 2. Pais desaprovadores: são altamente críticos das demonstrações de sentimentos dos filhos; 3. Pais Laissez-faire: aceitam as emoções dos filhos, demonstram empatia, mas não os orientam nem demonstram limites.

UMA FERRAMENTA MUITO ÚTIL

É importante fazer com que a criança habitue-se a realizar uma auto análise de suas emoções. Uma maneira simples e eficiente, é a criação do Diário das Emoções, que facilita a identificação de situações e pensamentos que desencadeiam suas emoções e leva-os a observarem como reagem. O diário pode ser apresentado como um jogo educativo muito interessante para auxiliar no desenvolvimento da consciência e conhecimento sobre as emoções. Além disso, a ferramenta trabalha na melhoraria da comunicação familiar, valorizando os cinco passos fundamentais da preparação emocional. São eles: 1. Percepção das emoções do outro; 2. Reconhecimento da emoção como uma oportunidade de intimidade e orientação; 3. Escuta empática, para entrar em sintonia com a linguagem corporal, expressões faciais e gestos; 4. Desenvolvimento do vocabulário para expressar emoções; 5. Imposição de limites ajudando os filhos a encontrar soluções. A ideia é que a família possa se reunir e ao analisarem as emoções, encontrem soluções que minimizem ações impulsivas, ou até mesmo, pensamentos negativos. Promover encontros com os filhos é essencial para melhorar a comunicação. Que tal começar agora? Separamos um passo a passo para vocês criarem o diário juntos! Vamos lá? Para fazer um Diário das Emoções é necessário:

1. Um caderno ou um diário 2. Lápis e borracha 3. Lápis de cor e canetas coloridas Desenvolvimento da atividade

I - O primeiro passo é explicar a seu filho quais são as sete emoções principais: alegria, amor, medo, raiva, surpresa, frustração e tristeza. Talvez ele não entenda muito bem o que cada sentimento expressa em um primeiro momento, mas com sua ajuda, logo ele conseguirá reconhecer cada uma delas. É importante frisar que podemos experimentar todas, ou várias dessas emoções ao longo do dia. II - Com um caderno, peça que elabore uma bonita capa, e que dentro, coloque desenhos e enfeites para que tudo fique do seu gosto. Pelas escolhas de desenhos e cores que faça, você aprenderá muito sobre seu filho. Claro que você também pode lhe presentear com um Diário pronto, mas lembremos que, sempre que possível, devemos incentivar a criatividade da criança. III - Cada dia, motive seu filho a sentar-se em um canto silencioso da casa para poder refletir sobre o que aconteceu no decorrer do dia, ou em uma situação específica. Ajude-a fazendo-lhe as seguintes reflexões: 1. Aconteceu algo de especial no seu dia? Seja bom o ruim? O quê? 2. Como você se sentiu? 3. Pode dizer por quê se sentiu assim? 4. Como você manifestou o que sentiu? (Por exemplo: se era alegria, saltou e gritou; se era raiva, bateu em algo ou alguém; se era tristeza, chorou…) 5. Esta emoção a ajudou na situação? Que você pode fazer para mantê-la ou para muda-la e se sentir melhor. IV - Ao final da semana, faça uma reflexão mostrando à criança como as emoções sentidas e seu reconhecimento, pode ajudá-la na resolução de problemas.


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page