top of page
  • Foto do escritorBaby Passinho

Método Montessori, auxílio no desenvolvimento das crianças.


Para alguns pais esse tema é tido como independência dos seus pequenos em relação aos gostos e personalidades. Pra outros, ainda é tido como um tabu, pois com esse passo algumas situações e decisões não serão mais tomadas por eles. A filosofia da italiana Maria Montessori leva anos revolucionando o mundo educativo. Sua teoria se baseia em algo que realmente é muito óbvio, mas nem sempre se cumpre: conseguir a autonomia da criança oferecendo um meio adaptado e preparado, sempre respeitando o seu processo.

Ao testar a eficácia deste material em crianças normais ela estabeleceu o ponto de partida para a criação de seu próprio método. Em uma época em que a educação era marcada por rigidez e até mesmo castigos físicos, Montessori mudou os rumos da educação tradicional ao incentivar o desenvolvimento do potencial criativo desde a primeira infância, elaborando e aperfeiçoando técnicas de aprendizagem que procuravam inter-relacionar e harmonizar atividade, liberdade e individualidade. Ao focar esse desenvolvimento na primeira infância, Montessori defendia atividades que favorecessem o movimento e o toque, por acreditar que nesta fase o caminho do intelecto passa pelas mãos, partindo da experimentação do concreto para a compreensão do abstrato num esforço contínuo de explorar e reconhecer o mundo através das propriedades presentes nos objetos selecionados nas diferentes atividades: tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho, etc.

O método Montessori pode ser aplicado desde o nascimento do bebê e pode ajudar a estimular o seu desejo de descobrir, sua capacidade de atenção, ou, podemos tranquilizá-lo e mantê-lo sereno com uma série de atividades baseada nessa pedagogia. Nossa dica: aproveitem cada tomada de decisão das crianças, estimulem a serem adultos responsáveis e independentes, mas acima de tudo, não deixe que aquela inocência de criança se vá antes da hora, aproveite apenas o momento de desenvolvimento e crescimento deles e faça de cada conquista uma vibração única.

Fontes: Guia Infantil, Lar Montessori, Info Escola

120 visualizações0 comentário
bottom of page