top of page
  • Foto do escritorBaby Passinho

Como escolher o Berçário ideal para o meu bebê?



O momento de deixar um bebê na escolinha torna-se angustiante para as mamães e os papais que estão em busca do lugar ideal. Realmente, não é algo fácil. Um bebê indefeso nas mãos de pessoas que os pais ainda não conhecem e em um ambiente que ainda é inseguro.


Apesar de tantas dificuldades e objeções, existe um caminho seguro na hora de decidir o melhor Berçário para o seu filho. O caminho é ter informações!



IDADE DO BERÇÁRIO

Em 2013, o Ministério da Educação instituiu a Lei nº 12.796/2013 que estabelece que as crianças a partir de quatro anos devem frequentar a escola de maneira obrigatória. Porém, na prática, nem sempre é possível esperar tanto tempo e muitas famílias precisam deixar seus filhos ainda bebês na escola.


O Berçário contempla bebês que têm 4 meses ou mais, podendo haver alguma variação dependendo da instituição de ensino. Nessa etapa, os bebês são estimulados no desenvolvimento motor através de brincadeiras e atividades educativas que atendam sua faixa etária.



ESTRUTURA DO BERÇÁRIO

Para promover um ambiente seguro e confortável aos bebês, os Berçários precisam ter em sua infraestrutura espaços que permitam o descanso, brincadeiras, alimentação, higiene e o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional.


Sugere-se que tenham:

- Fraldário

- Solário - Lactário

- Sala para descanso

- Espaço para atividades



ATIVIDADES DO BERÇÁRIO

Se engana ao pensar que, porque eles são bebês, não precisam de atividades e brincadeiras. Sim, eles precisam ser estimulados com atividades. E isso é muito importante na hora de procurar um Berçário para o seu bebê.


É importante que a escola utilize brinquedos coloridos, que estejam de acordo com a faixa etária dos bebês, brinque com eles no chão, cante músicas e assistam desenhos, tudo na medida exata.


À medida que eles começam a sentar e engatinhar, as brincadeiras começam a ser mais desenvolvidas, como jogar uma bola e incentivar o bebê a ir atrás dela. Essa é uma maneira de se nivelar a ele e estimular sua coordenação. Outra brincadeira que os bebês adoram e auxilia na coordenação motora é a de rasgar os papéis. Eles se divertem com o barulho que a rasgadura faz.



ALIMENTAÇÃO

Quando falamos de bebês, precisamos levar em consideração que muitos ainda estão em fase de amamentação, e por isso, é importante que a escola tenha muito cuidado com o envio das coletas de leite materno entregues pelas mamães. O leite materno precisa ser armazenado de maneira correta, por isso, um ambiente específico e a identificação em cada coleta é de extrema importância.


Para os bebês que já desmamaram e estão na fase da mamadeira e papinhas, é importante verificar como é realizado todo o procedimento. Como os alimentos são armazenados? Como são preparados? Quem cria o cardápio? Existe um selo de aprovação da Vigilância Sanitária?


Todas as perguntas precisam ser sanadas antes de deixar o bebê no Berçário. Por isso, não tenha vergonha de perguntar!



PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

Algumas escolas adotam o Período de Adaptação no Berçário para que os pais e alunos possam conhecer o dia a dia da escola e o bebê possa ser inserido no Berçário aos poucos, com o acompanhamento do responsável. Isso é muito importante para que a mamãe se sinta confiante e segura no momento de deixar seu bebê na escolinha e ir trabalhar.



Na Baby Passinho - Berçário e Escola de Educação Infantil localizada em Osasco/SP, adotamos rigorosamente todos os processos com muito carinho e acolhimento aos bebês, papais e mamães.


CLIQUE AQUI e conheça mais!







123 visualizações0 comentário
bottom of page