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Receitinhas para aquecer e ajudar na imunidade do seu pequeno


Se as baixas temperaturas e o tempo seco são prejudiciais para a saúde dos adultos, imagina para os pequenos. Essa época de frio é mais complicada, pois é quando ficamos mais suscetíveis a pegar um resfriado, gripe, bronquite, sinusite, etc. Por isso, devemos tomar algumas precauções para evitar tais enfermidades, como: lavar sempre as mãos, umidificar o ar, certificar que o seu pequeno está se hidratando e consumindo alimentos ricos em nutrientes, são alguns dos cuidados. Para que o seu pequeno se fortaleça para essas baixas temperaturas, trouxemos 3 receitinhas de sopas e caldo que ajudam no fortalecimento da imunidade.

(Martinturzak/Thinkstock/Getty Images)


1 - CALDINHO DE FEIJÃO Recomendado a partir de 12 meses Ingredientes: – 2 xícaras de chá de feijão preto – 2 folhas de louro – 1 xícara de chá de cebola picada – 1 dente de alho amassado ou picado – 2 tomates sem sementes cortados em cubinhos – 1 colher de sopa de salsinha – 1 colher de sopa de óleo de girassol – 2 litros de água Modo de Preparo: Em um refratário, coloque o feijão e cubra-o água. Reserve por 1 hora e escorra a água. Em uma panela de pressão acrescente o feijão, as folhas de louro e a água. Cozinhe por 20 minutos contando a partir do início da pressão. Retire a panela do fogo e aguarde sair todo o vapor. Verifique se os grãos estão todos cozidos e se necessário cozinhe por mais 5 minutos sem pressão.

Descarte as folhas de louro. Deixe esfriar e depois bata no liquidificador até ficar um caldo homogêneo. Em uma panela refogue o alho e a cebola no óleo de girassol até dourar. Acrescente o tomate e a salsinha e refogue até murchar. Junte o feijão cozido e deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos.

Benefícios do feijão: ele é rico em zinco, um mineral responsável pela defesa do organismo, combate resfriados, gripes e outras doenças.

*Por Gislaine Donelli, nutricionista do Empório da Papinha.

(TeresaKasprzycka/Thinkstock/Getty Images)

2 - MACARRÃO ESTRELINHA COM ESPINAFRE E TOMATE CEREJA Recomendada a partir de 12 meses Ingredientes: – 2 xícaras de macarrão estrelinha – ½ maço de espinafre – 2 xícaras de tomate cereja – 1 xícara de chá de cebola picada – 2 dentes de alho amassados – 1 colher de sopa de óleo de girassol Modo de Preparo: Lave bem o espinafre em água corrente e deixe de molho em um produto indicado para desinfecção por 10 minutos. Depois escorra a água e lave novamente. Piquei as folhas em pedacinho e reserve. Faça o mesmo com os tomates. Em uma panela coloque a água para ferver com uma pitada de sal e depois adicione o macarrão.

Em uma frigideira adicione o óleo, a cebola, os tomates e alho para refogar. Depois de dourados acrescente os espinafres e deixe cozinhar até murchar. Enquanto cozinha, escorra o macarrão e jogue na frigideira. Mexa bem até misturar todos os ingredientes.

Benefícios do espinafre: ele é rico em ácido fólico e vitamina B9, que auxiliam na formação dos glóbulos brancos, principais mecanismos de defesa do nosso corpo.

*Por Gislaine Donelli, nutricionista do Empório da Papinha.

(Pequeno Gourmet/Divulgação)

3 - SOPA DE ABÓBORA JAPONESA COM COUVE Recomendada a partir de 8 meses Ingredientes: – 3 xícaras de abóbora japonesa picada – 1 xícara de cenoura picada – 1 xícara de cebola picada – 1 xícara de alho-poró picado – 1/2 xícara de salsão picado – 1/2 xícara de pimentão vermelho picado – 2 dentes de alho espremidos – 3 folhas de couve bem picadinha – Talinhos de tomilho – 1 colher de sobremesa de azeite de oliva – 1 colher de sobremesa de manteiga sem sal – 1 litro de água fervente – Sal e pimenta a gosto Modo de preparo: Aqueça o azeite com a manteiga em uma panela grande. Acrescente a cebola, o salsão e o pimentão e refogue por três minutinhos. Junte o alho-poró e o alho espremido e deixe dourar. Adicione as folhinhas do tomilho, a cenoura e a abóbora. Mexa por dois minutos. Coloque a água fervente, abaixe o fogo e cozinhe por vinte e cinco minutos.

Desligue o fogo. Espere amornar um pouco e bata a sopa no liquidificador ou com um mixer. Retorne à panela e acrescente a couve picadinha. Tempere com sal e pimenta a gosto. E se necessário aqueça mais um pouquinho!

Dica: Se for servir para bebês, separe alguns pedacinhos de legumes antes de bater para dar textura e deixe para temperar com sal e pimenta somente as porções dos adultos.

Benefícios da couve: ela é rica em cálcio (que é essencial para os ossos e dentes), vitamina A (bom para a visão), fibras (que auxiliam no funcionamento intestinal e no controle dos níveis de colesterol) e vitamina C – poderoso antioxidante que ajuda no sistema imunológico.

*Por Fernanda Sacolletto, nutricionista e consultora do Pequeno Gourmet.

FONTE: Bebe.com.br


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