top of page
  • Foto do escritorBaby Passinho

Como prevenir acidentes com os pequenos


Entre os 3 e 5 anos é a fase em que as crianças começam a adquirir independência, o que acaba tornando uma fase de maior preocupação para os pais, já que nessa etapa, elas estão mais propensas a sofrerem acidentes, como por exemplo, quedas. Por isso, se torna necessário uma vigilância ainda maior dos pais, adotando medidas preventivas e de cuidados em casa, para que seus filhos possam ter mais liberdade com segurança e que se sintam mais protegidos.

Os acidentes mais frequentes nessa fase são: Quedas, intoxicação, afogamentos e os acidentes de trânsito.


O que fazer para protegê-los?


- Os pais devem se tornar exemplo de bons modelos. As crianças aprendem mais com as atitudes do que com palavras. Principalmente os meninos que, até seus 6 anos, são grandes imitadores de seus mestres favoritos: Seus pais. Por isso, nunca façam ou digam algo perto do seu pequeno que não queiram que ele repita. Também é muito importante que as pessoas que fazem parte da vida do seu pequeno estabeleçam regras consistentes e que expliquem as razões dessas regras. Lembrando que, para que haja um melhor entendimento, eles precisam que vocês utilizem um vocabulário mais simples possível.

- Nessa idade os pequenos têm um grande domínio do seu corpo, e sentem que podem dominar também o mundo. Já podem provocar e também evitar situações. Sabem bem o que agrada e o que não agrada e, é comum que alguns adultos creiam que os meninos são maiores do que realmente são e, acabem passando tarefas que não são capazes ainda de realizarem, como por exemplo, deixá-los sós em algum lugar da casa, ou até mesmo, cuidarem de seus irmãozinhos. É aonde vive o perigo.

- Nessa fase as crianças são muito curiosas e podem escapar com muita facilidade das medidas de segurança que foram tomadas. Por isso, é muito importante vigiarem seus pequenos, porque eles ainda não têm o discernimento entre as coisas que são perigosas das que não são.

Educação Vital Para Os Pequenos

Ser pais consistentes também implica que, por exemplo, se estamos falando aos nossos filhos que é necessário esperar na esquina até que o semáforo se ponha verde para então atravessar a rua, e nós atravessamos o semáforo no vermelho “porque não vem ninguém”. Durante esse período requer muita paciência. Não podem cansar de repetir as regras, especialmente se estiverem no ponto de violá-las.

As crianças ainda não criaram uma reação instantânea diante do perigo e por muitas vezes acabam tomando decisões equivocadas. Por esse fator, é necessário que os adultos tomem por eles a decisão do que ponham riscos as suas vidas e que tenham paciência até que eles possam compreender.

Para prevenir os acidentes é preciso ter em conta de que as crianças até os 7 ou 8 anos não entendem os sinais de trânsito. E o papel dos pais é explicá-los o que eles precisam fazer. Sendo imprescindível que respeitem as normas de trânsito e ensinem vossos filhos que também as têm que respeitar. Lembre-se também de que devido à altura das crianças, o motorista pode ter dificuldade para visualizá-las a certa distância. Por tanto, é fundamental que os pais se coloquem ao lado para protegê-las e que o motorista veja que alguém está cruzando a rua.


Fonte: guiainfantil.com




20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page