top of page
  • Foto do escritorBaby Passinho

Como ajudar seu filho a encarar o Ensino Fundamental I


Não tem jeito, coração de mãe aperta ao ver seu filho viver novas experiências. Bate aquela insegurança de como ele se sairá diante das mudanças ou até das novas dificuldades.

Mas você pode ajudá-lo de forma positiva. O segredo é passar confiança a ele e incentivá-lo, afinal, as mudanças são essenciais para nossa vivência. Confira como você pode auxiliar seu pequeno.

MUDANÇA DE ESCOLA

Se ele está indo para uma nova escola leve-o para conhecer e, se possível, os novos professores e colaboradores também. Dessa forma, ele começará a se familiarizar com o local e se sentirá mais seguro no primeiro dia de aula.

NÃO FAÇA COMPARAÇÕES ENTRE AS ESCOLAS

É normal a criança sentir uma grande diferença entre as escolas, mas tente pontuar os pontos positivos delas e o lado bom de haver as mudanças em sua vida.

ARRUME AS COISAS UM DIA ANTES

Façam juntos a separação dos materiais e do uniforme. Caso leve um lanche, já deixe preparado e com a quantidade de costume da criança.

GARANTA UMA BOA NOITE DE SONO

Não deixe a criança ir deitar muito tarde. Garantir uma boa noite de sono ajudará para o equilíbrio do dia seguinte. E caso ela não consiga pegar logo no sono, devido à ansiedade, leia um livro e fique ao lado dela até dormir.

MANTENHA-SE PRESENTE NO PRIMEIRO DIA DE AULA

Para ajudar a criança a ficar menos ansiosa, é recomendável levá-la pessoalmente para o seu primeiro dia de aula. E ao se despedir, reforce lembretes como “Se precisar, peça ajuda ao professor.”

Fonte: UOL

11 visualizações0 comentário
bottom of page