top of page
  • Foto do escritorBaby Passinho

7 maneiras de praticar a inteligência emocional do seu filho


Quando falamos em emoções abordamos um tema que até para os adultos é complexo, e no mundo das crianças não é diferente. Por isso, a inteligência emocional é uma ciência que precisa ser estimulada desde cedo.

A compreensão de uma criança em entender situações e momentos, aceitar diferenças e entender o próximo, construir a autoconfiança são parte das lições que enfrentamos para que alcancem a chamada: inteligência emocional.

Podemos definir então, que a inteligência emocional é a capacidade em aceitar e lidar com as emoções próprias e as do próximo.

As crianças, em um processo de aprendizagem para assimilar e aprender algo, demanda de uma repetição de exercícios até sua fixação.

Listamos algumas dicas de atividades habituais para fazer com seu filho e desta maneira auxiliar no desenvolvimento da inteligência emocional.

1. Entender os interesses da criança (o que gosta e não gosta), situações que o deixam feliz e as que o entristece, fazendo ele identificar e reconhecer tais emoções.

2. Crie um conjunto de regras da família, onde todos os membros entendam a importância em seguir uma rotina de normas na casa.

3. O hábito de agradecer por momentos, sejam eles pequenos ou grandes. O exercício da reflexão e do agradecimento.

4. Somos exemplo do que transmitimos para nossos filhos. Exercite na prática a inteligência emocional, não basta apenas falar e sim realmente demonstrar o uso da autoconsciência, empatia, compaixão e compreensão.

5. Comemore e reconheça ao notar a criança ter tal hábito, ela percebendo a felicidade e orgulho acabará por fortificar ainda mais o comportamento positivo.

6. Seja uma referência positiva, mas também mostrando que tem fraquezas, não é necessário construir um herói e sim humanizar a situação, a criança precisa ter entendimento que existem momentos de superação.

7. Deixe a autonomia e independência deles predominarem, entregamos a base dos passos para seguirem, mas é importante dar o espaço deles com o seu senso irem se adaptando, aprendendo errando e acertando.

Através de pequenas atividades realizadas junto com os pais, no lar e acompanhada com as atividades pedagógicas durante a escola, a criança cria um entendimento maior de como lidar e se comportar com suas emoções, assim como das pessoas em sua volta.

Quanto mais cedo iniciado este acompanhamento e processo de aprendizagem, mais fácil será para a criança adotar condutas positivas ou aceitar determinadas situações onde a emoção possa tomar conta.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page