• Baby Passinho

Como ajudar meu filho a ter uma boa noite de sono?


O hábito de dormir bem auxilia no desenvolvimento corporal e mental das crianças. Noites de sono bem reguladas apresentam uma saúde melhor, contribuem para o crescimento, aprendizagem e apresentam menores níveis de estresse.

É importante que possamos estabelecer rotinas que auxiliam diretamente para que as crianças durmam melhor. Criar horários para alimentação, descanso e lazer fazem com que o comportamento para um sono saudável funcione de maneira mais eficaz.

QUANTAS HORAS DE SONO MEU FILHO DEVE TER?


O tempo ideal de sono varia de acordo com cada faixa etária, sendo de muita importância acompanhar para que as crianças durmam as quantidades de horas necessárias de acordo com as recomendações médicas.

Estudos apontam que os tempos recomendados de acordo com a idade são:

- Dos 4 aos 12 meses: Dormir entre 12 a 16 horas por dia

- Do 1o aos 2 anos: Dormir entre 11 a 14 horas por dia

- Dos 3 aos 5 anos: Dormir entre 10 a 13 horas por dia

- Dos 6 aos 12 anos: Dormir entre 9 a 12 horas por dia

- Dos 13 aos 18 anos: Dormir entre 8 a 10 horas por dia


QUAIS HÁBITOS SÃO IMPORTANTES PARA AJUDAR NA HORA DE DORMIR?


ALIMENTAÇÃO

Manter uma refeição saudável e com horários definidos além de todos os benefícios para o desenvolvimento e saúde da criança, auxilia também para o sono, já que existem alimentos mais pesados que podem dificultar o dormir, assim como as refeições fora de hora.

BANHO DE SOL

Ter o costume de tomar, de pelo menos 10 a 15 minutos de sol no período da manhã, auxilia na produção dos hormônios relacionados ao sono e assim durante a noite terão ainda maior facilidade para dormir.


AMBIENTE

O sono é estimulado de acordo com alguns fatores, inclusive o comportamental. Então, o ideal é que próximo a hora de dormir (recomenda-se duas horas antes), sejam evitados alguns estímulos, como: barulho, brincadeiras, dispositivos como celular, tablets e televisão, pois permitem que o corpo comece a entrar em um estado de relaxamento.


Ainda no que refere-se ao ambiente, devemos acostumar que durmam em suas próprias camas e quartos, evitando comportamentos de dormir no quarto dos pais, sala ou outros ambientes.

BANHO O banho antes de dormir contribui também para o relaxamento e, nos menores recomenda-se fazer massagens que podem auxiliar o processo.

LEITURA

O hábito da leitura de alguma história no preparo do sono cria na criança a compreensão daquele momento, fazendo com que seu cérebro assimile ao momento de dormir.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo