top of page
  • Foto do escritorBaby Passinho

Seis livros para a hora de dormir 📖

Ler para os pequenos é um momento realmente gostoso, além de ajudá-los a pegar no sono, estreita os laços entre a família. A magia da leitura e de se viajar por meio dela é uma descoberta que podemos viver com nossos pequenos.



Vale lembrar que as crianças adoram ajudar a escolher o livro, e que quanto mais viva a história for, mais interessadas elas ficarão. Por isso, aponte as figuras enquanto narra a história e faça vozes diferentes para cada personagem.


E pensando nisso, separamos 6 dicas de livros infantis que os papais podem contar aos seus pequenos e que falam justamente da hora de dormir. Vamos lá?

1- "O COELHINHO QUE QUERIA DORMIR" (COMPANHIA DAS LETRINHAS)

A obra do terapeuta sueco Carl-Johan Forssén Ehrlin narra a saga de Roger para pegar no sono. Apesar de cansado, o coelhinho não consegue dormir. Sua mamãe, então, decide levá-lo até o Senhor dos Bocejos, que sabe como fazê-lo adormecer. O objetivo do texto é conduzir os pequenos a um estado de relaxamento, de modo que adormeçam com tranquilidade.




2- "HORA DE DORMIR" (EDITORA GIRAFINHA)

A obra de Joanne Oppenheim fala sobre um príncipe que não consegue pegar no sono de jeito nenhum - biscoito, leite quente, poção mágica, colcha de seda... Nada o faz adormecer! A solução só aparece quando uma misteriosa senhora surge no porão do castelo. A ideia do livro é divertir os pequenos e mostrar a importância de despertar os sonhos a partir de histórias.



3- "365 HISTORINHAS PARA A HORA DE DORMIR" (EDITORA YOYO) Cada história leva 1 minuto para ser lida, e a proposta é que os pais contem uma por dia aos pequenos antes de dormir. Pegar no sono vai ser muito mais divertido com o dinossauro Dino, a girafa Giro, o hipopótamo Horácio, a ovelha Babi e outros personagens que vivem na divertida Ilha de Pirilampos.





4- "O LOBINHO ESTÁ COM MEDO DO ESCURO" (EDITORA BRINQUE-BOOK)

Esta obra faz parte de uma série de outras histórias com o mesmo personagem. Há situações em que o Lobinho está com medo da nova escola, outras em que ele usa o penico pela primeira vez e quando ele está com medo do escuro, na hora de dormir. O objetivo é que a criançada se identifique com essas historinhas, comuns ao dia a dia delas.




5- "VIVIANA - RAINHA DO PIJAMA" (EDITORA SALAMANDRA)

Nesta história alegre, a criançada vai conhecer Viviana, uma garotinha que adora animais.

Curiosa, ela se pergunta o que eles usam quando vão dormir. Para descobrir, convida os bichinhos para a Festa Mundial do Pijama e descobre as mais malucas vestimentas.

6- "QUANDO O MUNDO SE PREPARA PARA DORMIR" (CIRANDA CULTURAL)

Assim como todos os seres vivos da Terra, a família de coelhos que protagoniza esta obra se prepara para dormir diariamente, quando o sol se põe e a noite chega. A cada dia, o clã escova os dentes, fecha as cortinas e conta uma história. Tudo isso é narrado em um texto tão suave quanto uma canção de ninar.



Fonte: Revista Crescer/ Pais e Filhos.

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page