top of page
  • Foto do escritorBaby Passinho

Dicas de brincadeiras para bebês menores de um ano 👶


Os bebês menores de um ano podem ser estimulados desde os primeiros meses com atividades divertidas em casa, mesmo que eles ainda não corram, pulem ou entendam regras de jogos. É importante brincar com a criança durante esse período, para que ela tenha os sentidos e o cérebro estimulados, ainda mais que seu desenvolvimento está à todo vapor. Alguns estudiosos acreditam que isso terá um reflexo profundo em futuros aprendizados e capacidade de raciocínio.


Mas você deve estar se perguntando: O que fazer com esses bebês tão pequenos? Aqui vai a primeira dica, muito fácil e que os papais e mamães adoram fazer: converse e cante sempre para o seu filho. Conte a ele o que vocês estão fazendo, o que estão pensando ou até, cante as músicas que vocês gostam de ouvir.


Essa postura, indicada desde a saída da maternidade, não só o estimula, como também fortalece o vínculo entre vocês. Além dessa, existem outras atividades que vocês podem colocar em prática desde o início para se divertirem juntos. Separamos algumas brincadeiras para cada fase de desenvolvimento do bebê, confira!




0 a 3 meses: é difícil imaginar o que fazer para brincar com um bebê tão pequeno! Mas com o passar do tempo, você percebe que não precisa se preocupar com isso, pois nessa fase, menos é mais! Até os 3 meses de vida, o bebê está se acostumando ao mundo, gasta muita energia para mamar e passa grande parte do dia dormindo.


Para não atrapalhar sua rotina e super-estimular o bebê, considere as próprias atividades do dia a dia como verdadeiras brincadeiras, como o banho, a troca de fralda enquanto mamãe faz caretas, um passeio para o banho de sol! Brinquedos como móbiles coloridos também são bacanas, uma vez que estimulam o desenvolvimento da visão.




4 a 6 meses: os bebês durante esse período estão com a visão e a audição um pouco mais desenvolvidas, assim como o tato também está evoluindo. Para aproveitar esses três sentidos, você pode apresentar ao pequeno um ginásio de atividades, que chamará a atenção do bebê e o deixará com vontade de se movimentar. As versões com peças que fazem barulho (ou tocam música) ao encostar são uma boa alternativa, pois estimulam ainda a audição. E não precisa ser aquele modelo caro da marca famosa – há mil ideias na internet de como fazer um ginásio do bebê em casa, com pedaços e madeira ou tubos de PVC, onde você pendura brinquedinhos dos mais comuns (veja uma sugestão na imagem acima).


Outra dica bacana é mostrar vários brinquedos e oferecer um de cada vez, de modo que a criança precise trocar o que estiver segurando de mão, para pegar outra peça que lhe chame a atenção.


Já quase aos 6 meses, é hora de trocar de posição: o pequeno já consegue se apoiar e fazer a transferência de peso nos pezinhos. Dessa forma, dá para segurá-lo em pé e estimulá-lo a ficar nessa posição (para treinar o equilíbrio) enquanto você o distrai com brinquedos e objetos.



7 a 9 meses: nessa fase uma das brincadeiras mais bacanas é a de esconde-esconde. Além de provocar boas risadas no pequeno, o jogo contribui para que ele aprenda que, quando você desaparece, você volta. Além disso, vale saber que, durante essa fase, o que os pequenos mais gostam de ver são rostos humanos. Uma ideia legal para aproveitar essa característica é fazer um painel com vários rostos (especialmente de outros bebês) recortados e deixá-lo ao alcance dos olhos do pequeno.Ele provavelmente observará tudo com bastante atenção!


Outro detalhe é que entre o sexto e o oitavo mês o bebê já deve conseguir sentar sozinho. Uma forma de estimulá-lo é ajudando-o a se sentar por conta própria quando estiver deitado. Feito isso, vocês podem brincar de bola com as mãos (jogando no chão um para o outro). Mais uma atividade legal durante essa fase é oferecer brinquedos e objetos com experiências sonoras interessantes, como colheres e garrafas plásticas que, em contato uma com a outra, produzem sons diferentes, e durante esse período o pequeno já estará louco para bater um brinquedo no outro, ou então em cima da mesa e ver no que dá.



10 a 12 meses: aqui é que a interação entre vocês começa pra valer! O pequeno já acena com as mãos, engatinha, balbucia palavras e até mesmo anda, segurando para se apoiar. Todas essas conquistas devem ser estimuladas! Para isso, faça movimentos com as mãos para ele imitar.


Já para engatinhar e andar com apoio, coloque brinquedos que o bebê goste a uma certa distância e o incentive a pegá-los. Para que ele entenda a brincadeira, pode ser necessário que você tenha que mostrar a ele como fazer.


E a partir dos 10 meses existe outra descoberta: a criança percebe que quando se olha no espelho a imagem refletida é dela mesma! Antes disso, pode ser que ela já sorria para a imagem, pois a tratava como outra criança, mas é só agora que acontece a identificação. Então vale usar e abusar dos espelhos e deixar o pequeno aproveitar a novidade!





74 visualizações0 comentário
bottom of page