• Baby Passinho

A importância dos blocos de montar na Educação Infantil


Na educação, os blocos de montar são excelentes ferramentas para o desenvolvimento infantil, pois as crianças aprendem de maneira lúdica e natural.


As atividades propostas vão depender da faixa etária dos alunos e dos objetivos, pode se propor uma brincadeira livre ou direcionada pelo professor.

Quando você observa crianças brincando com blocos de montar é fácil perceber os inúmeros benefícios desta brincadeira tão divertida. Ora brincam juntas, ora separadas. Agem como cientistas experimentando tudo. Testam cada peça, observando cor, forma, estrutura.


Elas exercitam a concentração e descobrem, através de suas experiências, as relações de causa e efeito.

Às vezes, o projeto não dá certo. O prédio arranha-céu vai ao chão. A ponte despenca. O carro se parte ao meio. Lá se vão peças para todos os lados. Neste momento, elas pensam:

- O que foi que deu errado?

Então recomeçam, testam algo novo. Quando satisfeitas, partem para outro projeto, talvez mais desafiador ou apenas mais divertido.

Quando brincam juntas exercitam suas habilidades sociais, negociam, colaboram umas com as outras. Elas desenvolvem também sobremaneira a visão espacial, coordenação motora fina, criatividade, pois não é um brinquedo com uma finalidade definida.


Os mesmos blocos podem se transformar em inúmeras coisas. Os cenários que criam dão asas às mais variadas histórias, às narrativas cheias de vida.

A criança aprende com os próprios erros, busca soluções para atingir o objetivo, sente-se competente ao se encantar com sua própria criação dizendo:

- Veja foi eu quem fiz!

12,896 visualizações0 comentário