top of page
  • Foto do escritorBaby Passinho

Brincadeiras que ajudam a estimular o seu bebê


O melhor método para o aprendizado do bebê é através da repetição, assim como aprendemos a dizer mamãe e papai. E é desse mesmo modo que podemos praticar a estimulação precoce, assim, o bebê poderá inclusive se desenvolver aspectos físicos, sensoriais e sociais.

O que podemos fazer para estimular o bebê?

A repetição sistemática e sequencial de estímulos e exercícios, e de atividades com base científica reforçam as áreas neuronais dos bebês. Nesse momento de estimulação, potencializará apropriadamente o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional do bebê e se respeitará seu desenvolvimento individual, suas capacidades, sua predisposição, e seu ritmo. Lembrando que cada pequeno é único e diferente, por isso não esperem por um mesmo resultado de outra criança. E é muito importante que o bebê tenha liberdade e não se sinta obrigado a tais experiências. Ou seja, o bebê tem que se sentir livre e motivado para manter sempre uma boa autoestima durante o processo de aprendizagem. Os pais devem ficar atentos para evitar comparações e pressões sobre o seu filho. Nesse processo, não apenas os bebês, mas os pais também, aprenderão e crescerão em sua tarefa de pais durante a estimulação dos pequenos. Porque antes da estimulação, os pais precisarão conhecer as etapas de desenvolvimento de um bebê para que possam apresentar-lhes estímulos e atividades apropriadas à sua idade e capacidades.

Reforçando o vínculo emocional entre pais e bebês

A estimulação começa por atividades de contato com o bebê, o que reforçará o vínculo emocional, afetivo, através de massagens e estímulos sensoriais, entre pais e filhos. A partir disso, se dará início às atividades de motricidade, concentração e de linguagem. Uma ferramenta muito efetiva de estimulação é a brincadeira. Ao brincar, os pais podem observar o comportamento do pequeno e conhecer as suas necessidades, desejos, gostos e inquietações. Durante o processo da estimulação precoce, deve-se buscar o equilíbrio. Por isso, deve ser integral e, tanto física como intelectual. A estimulação deve abranger por todas as áreas, pois se uma criança, por exemplo, aprender apenas a jogar bola, e não é estimulada em outras áreas, ela poderá se transformar em um gênio do esporte, porém se sentirá incapaz de fazer uma leitura. Procure saber o que agrada mais o seu pequeno para começar os estímulos através de sua opção, respeitando a sua escolha. A estimulação deve, através de experiências e habilidades, gerar a motivação nos pequenos. Crianças motivadas são crianças felizes. Os pais que optam pela estimulação precoce tem que ter um tempo disponível para se dedicar nisso. Mas, uma coisa é certa, será um momento muito afetivo e proveitoso compartilhado com o seu pequeno.


Dicas para os pais quanto à estimulação precoce 1 – Saiba respeitar o tempo de resposta do pequeno. Escolha um momento tranquilo para brincar com ele e caso note que seu filho não está muito disposto, deixe para outro dia, para não sobrecarregá-lo. 2 – Escolha objetos agradáveis, ao tato, paladar, audição, e que sejam claro, seguros. 3 – As brincadeiras devem ser acompanhadas de canções, palavras, sorrisos, carinho e doçura. 4 – Procure por brincadeiras prazerosas para ambos. 5 – Você pode aproveitar o momento do banho para fazer uma massagem relaxante no seu pequeno. 6 – Brinque com livros. Se for um bebê, existem livros de plástico, de pano, com odores e texturas distintas. 7 – Conte histórias ao seu filho antes de dormir. Fonte: guiainfantil

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page