O choro pode representar diversas necessidades do bebê, fome, sede, sono, cólica, desconforto, frio ou calor. Enfim, são muitas as possibilidades. E fica difícil identificar, muitas vezes, a razão verdadeira do seu choro. Logo, a mãe se sente impotente diante dessa situação.
Mas, a boa notícia é que isso pode mudar. Com o tempo, é possível aprender a se comunicar com o bebê e entender o que ele precisa ao abrir o berreiro. No entanto, se mesmo com suas necessidades atendidas ele permanecer chorando, fica a terrível dúvida: O que pode ser? O que devo fazer?
Que tal aplicar essas técnicas que separamos para você?
1- APROXIME O BEBÊ DO CORAÇÃO
Você sabia que o som dos batimentos cardíacos podem acalmar seu bebê? Isso porque ele escutou esse barulho por 9 meses, enquanto estava dentro da sua barriga, e por isso, sente-se confortável e seguro com o barulho.
2- FAÇA UMA MASSAGEM RELAXANTE
Quem não gosta de uma massagem, não é mesmo? Até os recém-nascidos são adeptos a esse método de relaxamento. Um óleo ou creme hidratante, com uma música suave pode ajudar nessa tentativa de acalmá-lo. Um banho morno também faz muito bem ao bebê, tendo em vista que, novamente, a água morna lembra o útero materno.
3- POSIÇÃO DE ALÍVIO PARA AS CÓLICAS
Deite o bebê de barriga para baixo sobre o seu antebraço e com a cabeça apoiada em suas mãos. Muitas vezes o desconforto da cólica pode ser amenizado com essa manobra. A posição é chamada de decúbito ventral.
4- O MOVIMENTO VAI-E-VEM
Algumas técnicas simples, do tempo das nossas avós, acalmam o bebê também:
- Passear de carro;
- Colocar o bebê no carrinho e embalar suavemente por alguns minutos;
- Caminhar ou dançar suavemente com o bebê no colo.
5- ENROLAR O BEBÊ NA MANTA
Veja nas imagens abaixo como você pode enrolar o bebê para que ele se sinta mais aconchegado e protegido. Essa sensação deve-se ao fato de que, enquanto ele estava no útero, seu espaço era limitado, o que trazia a sensação de proteção.
Fotos/ Reprodução: Tua Saúde
6- SOM DO 'SHHH'
Talvez você ainda não saiba, mamãe, mas esse barulhinho no ouvido do bebê, remete ao barulho que ele escutava dentro do útero materno. Nem precisamos dizer o quanto isso irá acalmá-lo, certo?
DICA: Experimente fazer as duas últimas dicas juntas, o resultado é surpreendente!
Depois conta pra gente o que deu certo. E se você tiver mais alguma dica para acalmar o recém nascido, compartilha aqui nos comentários.
Boa sorte, papais e mamães!