top of page
  • Foto do escritorBaby Passinho

Mamãe, você está sofrendo com estresse, ansiedade e distração? Veja as dicas de Mindfulness.


Nos últimos meses, manter o equilíbrio emocional não se tornou uma tarefa fácil, principalmente para as mamães. Dividir o tempo entre as tarefas domésticas, trabalho, filhos, entre tantos outros afazeres acabou sobrecarregando e trazendo dificuldades de organização. E parece que a volta às aulas está um pouco longe de acontecer.

Cuidar do emocional e mental é tão importante quanto cuidar da aparência física. Existe uma máxima que vale sempre frisar quando o assunto é MÃE. Quando uma mãe está bem consigo mesma, toda a casa fica bem. Por isso, não exite em cuidar do seu bem-estar primeiro para depois conseguir cuidar das pessoas que você ama. Parece egoísmo, mas pense bem, se uma mãe está doente, será que se torna possível cuidar de tudo com a mesma dedicação de quando está saudável? Certamente não!

O QUE É O MINDFULNESS

Sua tradução significa 'atenção plena' e trata-se de uma técnica de meditação, que tem como objetivo trazer os pensamentos para o momento presente. Sabemos que vivemos no modo automático com muita frequência, e que ao desemprenhar uma atividade, nossos pensamentos estão flutuando. Estamos sempre pensando na próxima atividade a fazer, ou no que fizemos ontem, ou em tantas outras coisas, exceto no que você está realmente fazendo.

De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, passamos cerca de 47% das horas que estamos acordados com “a cabeça no mundo da lua”. Passar muito tempo pensando no passado ou no futuro prejudica a nossa produtividade e pode aumentar os níveis de estresse do corpo. Por isso, a técnica de Mindfulness é utilizada nas empresas, escolas, esportes, entre outros.

BENEFÍCIOS DO MINDFULNESS

1. Controle maior do estresse e ansiedade

2. Pode prevenir a depressão

3. Auxilia nos problemas de insônia

4. Aumenta a satisfação do corpo

5. Melhora a cognição

6. Ajuda na concentração

7. Aumenta a produtividade

8. Protege o cérebro

9. Desenvolve a inteligência emocional

10. Melhora as relações interpessoais

COMO PRATICAR O MINDFULNESS

1. Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Traga a atenção para a sua respiração, para as sensações em volta da sua barriga, observe a maneira como ela infla quando você inspira e como volta a posição original quando expira.

2. Desligue a TV, o rádio, o computador e o celular. Diminua ou apague as luzes. Sente-se confortavelmente, com os braços apoiados nas pernas e os pés no chão. Coloque as mãos uma sobre a outra, depois coloque o polegar direito na palma da mão esquerda e massageie a palma da mão. Concentre-se nessa sensação e fique em silêncio por cinco minutos.

3. Massageie as orelhas lentamente e com movimentos circulares com o polegar e o indicador, passando por todos os pontos, por dentro e por fora. Depois coloque as palmas das mãos abertas sobre as orelhas, tapando-as, e efetue movimentos suaves e circulares. Você vai se sentir mais calmo.

4. Sente-se confortavelmente com a coluna ereta, feche os olhos e comece a respirar lenta e profundamente. Procure mover o abdômen e não o peito. Observe os movimentos e concentre sua atenção apenas na sensação produzida pelo ar entrando e saindo dos pulmões.

5. Sente-se em uma posição confortável. Mantenha a cabeça,o pescoço e o tronco alinhados. Feche a narina direita como polegar direito Inspire lentamente através da narina esquerda durante o máximo de tempo que puder. Depois expire lentamente pela mesma narina. Então, feche a narina esquerda com o dedo mindinho da mão direita e inspire e expire pela narina direita. Repita algumas vezes, lentamente. Essa respiração traz clareza mental, foco e equilíbrio.

6. Inspire projetando o abdômen para fora. Continue inspirando e expandindo o tórax lateralmente, elevando os ombros e tombando a cabeça e os braços para trás. Inspire o máximo que puder. Permaneça o máximo de tempo sem forçar nada e comece a expirar lentamente. Abaixe a cabeça e os ombros e recolha o abdomen, esvaziando os pulmões por completo. Essa respiração aumenta a sensação de expansão e alegria.

7. Respire! Preste atenção agora na sua respiração. Como ela está? Rápida ou lenta? A inspiração e a expiração estão no mesmo ritmo? Qual é a temperatura do ar que entra e do ar que sai? Observe o que a respiração pode falar sobre você e sobre seu estado físico, mental e emocional.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page