top of page
  • Foto do escritorBaby Passinho

Estresse infantil na pandemia: Saiba identificar e ajudar seu filho


Estamos vivendo um momento difícil, e pode acreditar, para as crianças também! Diante disso, o estresse pode chegar para todos da família. Uma reação do organismo frente a situações muito difíceis ou muito excitantes, acometendo também em crianças de qualquer idade.

IDENTIFIQUE OS SINTOMAS

Diversas são as situações que podem gerar o estresse infantil. Inclusive o fato de estarem condicionados a não ter convívio social, atividades de entretenimento ou momentos de lazer. Além disso, brigas constantes entre os pais; mudanças bruscas, como separação conjugal; falta de rotina; excesso de críticas e insegurança; violência física e superproteção também podem causar o estresse.

É importante avaliar alguns sintomas que se tornam aparentes, como:

- Agressividade;

- Perda ou ganho de peso;

- Dores de barriga e diarreia;

- Gagueira;

- Hiperatividade;

- Ranger de dentes;

- Medo ou choro excessivo;

- Irritabilidade;

- Pesadelos;

- Dor de cabeça;

- Dificuldade para dormir

- Desobediência, entre outros.

Vale lembrar que nenhum sintoma isolado pode ser interpretado como sinal de estresse. É importante verificar se vários sintomas estão ocorrendo ao mesmo tempo para que seja apontado como estresse infantil.

COMO AJUDAR COM O ESTRESSE

Tente identificar o que está estressando seu filho. Se possível, diminua a pressão que ele está sofrendo, seja com as atividades de casa ou as lições online. Mas, também não o poupe em demasia. A criança que é muito protegida não desenvolve imunidade ao estresse.

Quando não for possível protegê-lo do estresse excessivo (como no caso de um falecimento na família, mudança de cidade, etc.), é necessário fortalecer a criança para lidar do melhor modo possível com a situação. O auxílio da família é fundamental para amenizar essa condição da vida moderna.

Converse, ofereça ajuda, proponha atividades divertidas, e se mesmo assim os sintomas ainda forem aparentes, procure ajuda de um profissional da área, como um psicólogo.

COMO EVITAR O ESTRESSE

Apesar de parecer conflitante, manter situações como diversas atividades pode, sim, ser possível, tornando-as mais leves e naturais. Uma maneira de fazer isso é transformando os afazeres em brincadeiras para que as crianças não os vejam somente como uma obrigação. Tente trazer diversão na hora de fazer tarefas em que a criança sinta um desconforto.

As cobranças existem, mas o ideal é que elas estejam dentro de um limite aceitável, de forma que elas compreendam a necessidade, porém vejam que seu limite é respeitado. Crie um ambiente onde a criança desenvolva suas habilidades de forma natural e tranquila. Esse será um grande ganho que eles podem levar para a vida adulta!

Os dispositivos eletrônicos também podem ter relação com o estresse infantil, já que, ao ficarem conectados, acabam se sentindo mais pressionados e bombardeados com informações de todos os lados, mesmo que seja de forma indireta. O ideal é controlar a quantidade de notificações, garantindo a atenção e reduzindo os estímulos. Acredite: o excesso de informações cansa sem que eles percebam.

Lembre-se: Criar um tempo com as crianças é muito importante, já que será nesses momentos que vocês conseguirão interagir. Esse ponto faz muita diferença, além de ser uma ótima maneira de todos relaxarem.

18 visualizações0 comentário
bottom of page