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Alimentação saudável para o primeiro ano de vida do seu bebê




Para que as crianças adquiram hábitos saudáveis é necessário que os pais participem deste processo.


Sabemos que o aleitamento materno é preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e o MS (Ministério da Saúde) até os 6 meses de vida, não sendo necessário a ingestão de outro líquido ou sólido, a não ser que seja medicamento, neste caso , pode ser administrado.


Por que disso? Porque até os primeiros 6 meses de vida do bebê, o leite materno fornece os nutrientes (Vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, lipídios, água) de maneira suficiente de quantidade e qualidade. Além disso, traz benefícios para ambos, como, ajudar na regulação adequada dos hormônios, melhora o vínculo afetivo mãe-filho, favorece em um bom crescimento e desenvolvimento, a criança fica mais segura do ponto de vista emocional e afetivo.


A partir dos 6 meses já pode adicionar outros alimentos, pois o leite materno sozinho já não será mais suficiente para suprir todas as necessidades nutricionais do pequeno.




DESENVOLVENDO O COMPORTAMENTO ALIMENTAR


O comportamento alimentar adquire-se em grande parte no primeiro ano de vida. É nessa fase que a criança começara a adquirir suas preferencias pelo doce ou salgado.


Isso quer dizer que se você fornecer ao seu bebê, doces, refrigerantes, salgadinhos, frituras, etc. Consequentemente o seu filho quando estiver maiorzinho, irá preferir esses tipos de alimentos, o que influenciará na determinação da saúde atual e na idade adulta.


Muitos pais dizem que os filhos não comem frutas, hortaliças entre outros, isso se deve ao fato de não terem oferecido esse tipo de alimentos na fase de aprendizado para a aceitação de sabor. Por isso a importância de apresentar alimentos saudáveis ao seu bebê nessa fase.



A PRIMEIRA PAPINHA DE FRUTA


Aos 6 meses, você deve continuar com o aleitamento materno, nesta idade a criança já definiu a frequência e duração das mamadas de acordo com suas necessidades fisiológicas.


Você já poderá adicionar a primeira papinha de fruta no horário do lanche da manhã. Esta primeira papinha deve ser composta de fruta madura e amassada. Apenas uma fruta por vez.


Ofereça a fruta durante 3 dias, para que você possa observar se há alguma intolerância ou alergia (Coceira, vermelhidão na pele, inchaço, sintomas respiratórios, gastrointestinais). E a cada 3 dias, mudar o tipo de fruta.


Uma observação: a criança por conta de um reflexo normal que está presente nesta fase(a protrusão), tende a empurrar o alimento com a ponta da língua, ou seja, não quer dizer que ele não gosta e está rejeitando a comida.


Não tome decisões pelo seu filho, pois ele pode estar empurrando o alimento ou fazendo caretas, apenas porque está se adaptando à novidade, um sabor novo por vez.




A PRIMEIRA PAPINHA “SALGADA”


Deve ser composta por um alimento de cada grupo citados abaixo:

👉 Cereais e Tubérculos – Arroz, mandioca, batata-doce, macarrão, mandioquinha, inhame, milho, cará, farinhas.

👉 Leguminosas – Feijão, lentilha, soja, ervilha seca e grão de milho.

👉 Legumes, verdura e frutas – Folhas verdes, abóbora, cenoura, beterraba, quiabo, tomate, laranja, manga, banana, abacate, mamão e melancia.

👉 Carne ou ovo – boi, frango, peixe, pato, ovo*, miúdos e vísceras.


(Fonte: Adaptação da Sociedade Brasileira de Pediatria (2008).


Atenção! O uso desses alimentos devem ser fornecidos muito bem cozidos e amassados.


(*) O ovo pode ser consumido por inteiro (gema e clara), cozido ele pode ser adicionado na alimentação da criança de 6 meses, mas tenha cuidado, por ter casos de alergias comprovadas, seu consumo deve ser avaliado pelo profissional de saúde.



ALGUMAS RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:


✅ Nunca fazer sopa. Os alimentos devem ser servidos separadamente, para que a criança consiga desenvolver seu paladar.

✅ Nunca coar, peneirar ou liquidificar.

✅ Lavar e cozinhar bem os alimentos.



Logo abaixo você encontrará um esquema alimentar para crianças de 5 a 12 meses de vida.


. Até completar 6 meses – Aleitamento materno exclusivo.


. Ao completar 6 meses – Leite materno, 1 papinha de fruta e 1 papinha salgada.


. Ao completar 7 meses – Leite materno, 1 papinha de fruta e 2 papinhas salgadas.


. Ao completar 8 meses – Gradativamente passar para a alimentação da família (saudável)*


. Ao completar 12 meses – Alimentação da família (saudável)**


(Adaptação da Sociedade Brasileira de Pediatria (2008)


(*) Duas papinhas salgadas. Uma na hora do almoço e na hora do jantar.


(**) A alimentação da família que se refere na tabela é uma alimentação com consistência normal, mas livre de frituras, sem excessos de condimentos, sem adição de temperos prontos e gorduras (embutidos, enlatados e gordura animal).




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção á saúde. Departamento de Atenção Básica. Dez passos para uma alimentação saudável: guia alimentar para crianças menores de dois anos: um guia para profissionais de saúde na atenção básica/ Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à saúde. Departamento de Atenção básica – 2ª. Edição – Brasília. Ministério da Saúde 2010.

Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar e do adolescente e na escola / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia – 2ª edição – São Paulo: SBP,2008.


FONTE: GuiadoBebê

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